O futsal do Barça conquistou a sétima Taça de Espanha da sua história. Fizeram-no depois de vencer o ElPozo Murcia, na grande final disputada em Cartagena, para demonstrar mais uma vez a ambição desta equipa. Eles voltaram contra o Xota nas quartas de final, com uma dobradinha de Catela (2-1), e avançaram contra o Palma nos pênaltis (1-1; 4-3) nas semifinais. Agora, depois de vencer a final, a Taça viaja até Barcelona para ser exposta nas vitrines do Clube.
Até agora, o último datava da temporada 21/22. Foi em Jaén, já pelas mãos de Jesús Velasco, e também contra o ElPozo Murcia. Os pênaltis foram necessários após o placar de 3-3 no final da prorrogação. Mas o placar de 7 a 6 na rodada decisiva deu ao time o novo título, que veio dois anos depois.
E anteriormente, em Málaga, na temporada 2019/20, o Barça havia conquistado a quinta da sua história frente ao Viña Albali Valdepeñas (3-4), com golos de Adolfo, Aicardo, Boyis e Marcenio. No ano anterior também o tinha feito frente ao ElPozo Murcia, em Valência, com golos de Ferrão e Marcenio que neutralizaram o golo de Pito (2-1), então na equipa murciana.
Além destes três títulos mais recentes, o Barça tem outras três Taças de Espanha no seu currículo. Com Marc Carmona no banco e jogadores como Jordi Torras, Saad, Fernandão, Wilde e Lin, o time do Barça venceu três vitórias consecutivas em 2011 (contra ElPozo, em Segóvia, por 3 a 2), em 2012 (contra Santiago Futsal, em Logroño, 5-3) e em 2013 (novamente contra o ElPozo Murcia, em Alcalá de Henares, 4-2).
Primeiro título da temporada
Não foi um percurso fácil, mas a equipa já comemorou o seu primeiro título. Perderam a final da Supertaça, sim, e não poderão disputar a Final Four da Copa del Rey, mas no horizonte está a Liga dos Campeões em maio próximo e a Liga.
A nível individual, Lozano continua a aumentar a sua lenda e, com seis, é o jogador que mais Taças de Espanha conquistou. Outro especialista em Copas da Espanha é o goleiro Dídac Plana, que conquistou cinco títulos ao longo de sua carreira.
O técnico Jesús Velasco também conta com cinco Copas individuais. Pelo contrário, estreiam-se Antonio, Sergio González, Catela, Erick e os jovens da equipa reserva de Pol Cano, Harrison Santos e Mamadou Touré.