O Brasil começa a jornada até a Copa do Mundo de Futsal em 2 de fevereiro, quando inicia a Copa América, em Luque, no Paraguai. Quem chegar na semifinal da competição se classifica para o Mundial, previsto para ocorrer entre 14 de setembro e 6 se outubro, no Uzbequistão.
A seleção brasileira ficou no Grupo B da Copa América, com Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru. Do outro lado, estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile.
Os times se enfrentam em turno único, todos contra todos dentro do grupo. Os jogos do Brasil na fase classificatória são os seguintes:
Brasil x Bolívia — Sábado, 3 de fevereiro, às 11h45min
Brasil x Uruguai — Domingo, 4 de fevereiro, às 14h
Brasil x Peru — Terça-feira, 6 de fevereiro, às 11h45min
Brasil x Argentina – Quarta-feira, 7 de fevereiro, às 14h
A preparação do Brasil para a Copa América ocorrerá em Gramado, na Serra Gaúcha, entre 20 e 30 de janeiro. A previsão do treinador Marquinhos Xavier é que o o grupo completo só se reunirá nos últimos dias de treino, por conta da liberação dos atletas da Europa. Abaixo, conheça mais sobre o currículo de cada convocado brasileiro.
Goleiros
Roncaglio (Anderlecht, Bélgica)
Surgiu no Jaraguá Futsal, em 2007, passou por times como Blumenau, Joinville, Guarapuava, Kairat (Cazaquistão), Benfica (Portugal) e está no Anderlecht desde 2022. O jogador de 35 anos já conquistou duas Ligas Nacionais, três Taças Brasil, uma Superliga de Futsal, duas Libertadores de Futsal, uma Liga Portuguesa de Futsal e três Taças da Liga em Portugal, além de seis títulos nacionais no Cazaquistão.
Guitta (Ukhta, Rússica)
Thiago Mendes da Rocha, o Guitta, apareceu para o futsal no Santo André, de São Paulo, e ainda atuou no Corinthians antes de se transferir para Portugal. Foram cinco temporadas no Sporting antes de ir para o clube atual, em 2023.
O armário do goleiro de 36 anos tem 21 taças, como duas Ligas Nacionais de Futsal e uma Super Liga, no Brasil, 11 títulos em Portugal, uma Copa do Mundo de Futsal, duas Champions League, uma Libertadores, dois Grand Prix de Futsal e uma Copa América.
Carlos Espíndola (Jaén, Espanha)
Jogador que surgiu no Campo Mourão, está na Europa desde 2015, quando saiu do Santo André para o Asti Calcio, da Itália. Esteve em times da Republica Tcheca e da Croácia, e teve a primeira passagem pelo Jaén na temporada 2018/2019, equipe para a qual retornou em 2022. Entre os títulos do atleta de 30 anos, estão a Copa da Espanha e a primeira divisão da Itália.
Fixos
Neguinho (Palma, Espanha)
O fixo se transferiu para a Espanha no final do ano passado depois de conquistar a Liga Nacional de Futsal pelo Atlântico, de Erechim. Também em 2023, o atleta conquistou a Copa das Nações com a Seleção Brasileira, em São Paulo.
O jogador de 23 anos começou no Corinthians e está na segunda passagem pela Espanha, onde já atuou em outros times desde 2021.
Gadeia (El Pozo, Espanha)
O atleta de 35 anos surgiu no extinto Copagril, do Paraná, e teve a primeira experiência espanhola no Inter Movistar, em 2012. Depois de jogar no Santo André, no Brasil, por quatro temporadas, e retornar a Espanha, também passou pelo Cazaquistão, antes de iniciar a jornada pelo El Pozo em 2021.
Ao todo, são 14 títulos conquistados, entre uma Liga Nacional e uma Superliga, no Brasil, três títulos da Série A espanhola, uma Copa da Espanha, duas Champions League, dois Grand Prix de Futsal, uma Liga do Cazaquistão e uma Copa América.
Marlon (El Pozo, Espanha)
No El Pozo desde a última temporada, o fixo de 36 anos despontou no Santo André e, entre clubes brasileiros, tem passagens vitoriosas pela ACBF, de Carlos Barbosa. Foi da equipe gaúcha que ele saiu para o Movistar Inter, da Espanha, em 2018.
O atleta tem no currículo uma Liga Nacional de Futsal, uma Supercopa Brasil de Futsal, a primeira divisão da Espanha, duas Libertadores, uma Champions League e a Copa das Nações, disputada em 2023 com a Seleção Brasileira.
Alas
Felipe Valério (El Pozo, Espanha)
O fixo de 30 anos é cria do Grêmio Moagiano e ganhou destaque nacional na ACBF, entre 2015 e 2018. Ele saiu do time de Carlos Barbosa direto para o El Pozo.
Felipe Valério conquistou títulos como duas Libertadores, uma Supercopa Brasil de Futsal e a Copa das Nações.
Leandro Lino (Magnus, Brasil)
O atleta, que surgiu no Corinthians e está no Magnus desde 2018, é um dos maiores campeões em atividade no Brasil. Aos 28 anos, ele soma duas Ligas Nacionais de Futsal, duas Supercopa Brasil de Futsal, dois Mundiais de Clubes, uma Copa América e um Grand Prix, entre outras taças.
Arthur Fortunato (Benfica, Portugal)
Cria do Praia Clube, passou por Corinthians e Magnus Futsal, aqui no Brasil, antes de se transferir para o Barcelona em 2018. Desde 2020, já soma quatro temporadas no Benfica, de Portugal. Na bagagem, o ala de 29 anos, tem uma Liga Nacional de Futsal, uma Supercopa Brasil de Futsal, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, a Primeira Divisão da Espanha, duas Copas da Espanha, duas Copas Del Rey e uma Supercopa da Espanha, além de uma Champions League, uma Copa América e a Copa das Nações.
Marcênio (Jaraguá, Brasil)
O ala de 36 anos tem 28 taças levantadas na carreira e é um dos atletas mais vitoriosos no meio dos convocados. Entre as conquistas, estão uma Liga Nacional, um Taça Brasil, uma Superliga de Futsal, quatro taças da Primeira Divisão da Espanha, três Copas da Espanha, três Copas Del Rey, e cinco títulos nacionais na Rússia, além de três Champions League, duas Libertadores, um Mundial de Clubes e um Grand Prix de Futsal.
Marcênio se destacou no início da carreira pela ACBF, de Carlos Barbosa, e alcançou o auge no Barcelona, entre 2018 e 2023, de onde saiu para o Anderlecht, da Bélgica. Ele retornou ao Brasil para a temporada de 2024.
Nunes (Benfica, Portugal)
O atleta alcançou a melhor fase da carreira nas últimas duas temporadas, em Portugal. Aos 29 anos e atuando pelo Benfica, ele tem no currículo vitórias como a Taça de Portugal e a Supertaça de Futsal de Portugal, além da Copa das Nações pela Seleção Brasileira. O jogador surgiu no Barueri Futsal e passou pelo Catar e Tailândia antes de ficar cinco temporadas no Palma, da Espanha, até 2022.
Dyego (Barcelona, Espanha)
Atleta consolidado na Espanha, já soma 11 temporadas no Barcelona, com quatro títulos da primeira divisão do país, três Copas da Espanha, cinco Copas del Rey, três Champions League, um Grand Prix, entre outros. Ele também conquistou a Copa das Nações pelo Brasil no ano passado. Atualmente com 34 anos, Dyego surgiu para o futsal no extinto Copagril, do Paraná.
Matheus (Barcelona, Espanha)
O ala de 27 anos está desde 2020 no Barcelona, clube para o qual se transferiu depois de sair do Corinthians em 2019. No currículo, constam títulos como duas Copas do Brasil de Futsal, três primeiras divisões da Espanha, uma Copas da Espanha e duas Copas del Rey, além de duas Champions League e a Copa das Nações.
Pivôs
Pito (Barcelona, Espanha)
Jogador que despontou nacionalmente pela ACBF, Pito está na Espanha desde 2016 e, nas últimas três temporadas, atuou pelo Barcelona. Aos 32 anos, venceu uma Liga Nacional de Futsal, três primeiras divisões da Espanha, duas Copas da Espanha, três Copas del Rey, uma Champions League, dois Grand Prix e a Copa das Nações, entre outras conquistas.
Rafa Santos (El Pozo, Espanha)
Aos 33 anos, o pivô é um dos destaques do El Pozo. Depois de consolidar carreira no Brasil pela ACBF, foi para o Japão em 2017 e, desde 2020, atua pelo time espanhol. Já conquistou uma Liga Japonena, uma Ocean Cup, uma Supercopa Brasil de Futsal, uma Copa América, a Copa das Nações, entre outros títulos.
Rocha (Benfica, Portugal)
Com 28 anos, o atleta jogou seis das últimas seis temporadas em Portugal. Entre o Sporting e o clube atual, deu um pulo na ACBF em 2021. O atleta se destacou no Brasil no Corinthians e no Magnus, de São Paulo, antes ir embarcar à Europa. O pivô tem uma Liga Nacional, uma Supercopa Brasil de Futsal, uma Liga Portuguesa, duas Taças da Liga de Portugal, duas Champions League e uma Copa América, entre outras conquistas.