Ricardo Weschenfelder
Clube da Região Sul do Estado fará sua estreia em competições nacionais na Liga Futsal. | Foto: Ricardo Weschenfelder

Como de costume, a Liga Nacional de Futsal (LNF) contará mais uma vez com três clubes gaúchos na disputa. ACBF e Atlântico seguem na disputa. Contudo, neste ano, a Assoeva, clube que deixará de existir, dá lugar ao Vélez Camaquã, equipe da Região Sul do Estado.

O clube está no seu 15º ano de atividades. Em 2024, foi profissionalizado e participou pela primeira vez de competições estaduais. Neste ano, fará a sua estreia em torneios nacionais.

As origens

Fundado em 2010 por um grupo de amigos e familiares apaixonados por futsal, que tiveram Éder Silva na liderança, o Vélez surgiu em Cachoeirinha, tendo como primeiro nome “Vélez da Granja”. A escolha por “Vélez” partiu de Silva, que sempre foi o presidente da equipe. Além da inspiração no clube argentino Vélez Sarsfield, campeão da Libertadores em 1994, ele percebeu que a nomenclatura era pouco utilizada no meio esportivo.

Quanto ao “Granja”, refere-se ao bairro em que o presidente residia em Cachoeirinha. Na cidade, a equipe venceu campeonatos em 2013 e 2014 e se consolidou como um clube tradicional do município.

Em 2017, Éder Lima se mudou para Camaquã e levou o time para disputar o Campeonato Citadino de Futsal de Dom Feliciano de 2022, no qual o Vélez saiu campeão. A partir do título, a equipe foi inscrita no Citadino de Camaquã de 2023, quando também foi campeã. Desde então, o clube alviazul joga na cidade da Região Sul do Estado e manda seus jogos no Ginásio Wadislau Niemxeski.

Crescendo no Rio Grande do Sul e projeção nacional

A nível estadual, as primeiras competições disputadas pelo Vélez Camaquã foram em 2024. No ano, o clube da Região Sul foi vice-campeão da Taça Farroupilha Região Metroserra e vice-campeão da conferência leste da Série C da Liga Gaúcha de Futsal, conquistando o acesso à segunda divisão.

Após a ascensão no ano passado, a equipe fechou uma parceria com a Assoeva, em janeiro de 2025, em que foi oferecida a licença do time de Venâncio Aires na LNF pelos próximos dois anos. Os trâmites foram negociados com a Ícone Sports, fornecedora de materiais esportivos, que era a proprietária da vaga.

Planejamentos para 2025

Apesar do ano de estreia na Liga Nacional, o Vélez Camaquã quer surpreender na competição. O principal objetivo do clube é terminar a primeira fase entre as 16 melhores campanhas, o que garante uma vaga no mata-mata, que inicia nas oitavas de final.

Além do torneio nacional, o time também disputará a Série B da Liga Gaúcha. Na Taça Farroupilha Metroserra, o Vélez estreou contra o União Parobé, no último sábado (29), e venceu por 1 a 0.

Quanto ao elenco treinado por Gustavo Pellisoli, a diretoria optou por mesclar atletas de diferentes perfis. No grupo estão jogadores mais experientes, com rodagem na Liga Nacional de Futsal e conquistas no esporte, além de jovens com potencial de ascensão. Mesmo assim, reforços ainda podem ser anunciados.

Entre os principais jogadores do elenco está o ala Gabriel Gurgel, que foi bicampeão da Libertadores por ACBF, em 2019, e Cascavel, em 2023. Inclusive, no clube paranaense, também foi campeão da Liga Nacional de Futsal. Outro nome de destaque que foi contratado para a temporada é o fixo Xitão, que também tem passagens por times da elite do futsal nacional e foi vencedor da Copa do Brasil de 2022 com o Pato.