LNFS

Javier Lozano, presidente da Liga Nacional de Futsal. Foto: LNFS

A agência EFE divulgou nesta quarta-feira que o Congresso Internacional de Futsal, a ser realizado de 30 de junho a 3 de julho no Brasil, homenageará Javier Lozano, atual presidente da Liga Nacional de Futsal (LNFS), por sua contribuição a este esporte, no qual como treinador espanhol conquistou dois títulos mundiais e três europeus.

A terceira edição do Congresso IC Futsal 2022 acontecerá no município brasileiro de Carlos Barbosa e em sua abertura reconhecerá a carreira e o trabalho de Javier Lozano, que também foi convidado para dar uma conferência sobre passado, presente e perspectivas de futuro do futsal, conforme noticiado pela organização do evento.

Como evento técnico e científico, o Congresso reunirá profissionais do futsal da Europa, Ásia e América de todas as áreas, desde a formação educacional, preparação física, coaching, medicina, psicologia, gestão esportiva e jornalismo.

Javier Lozano Cid (Toledo, 1960) preside a LNFS desde 2009 e foi reeleito como único candidato para um quarto mandato em 15 de setembro, com o apoio majoritário dos clubes.

Depois da passagem como jogador e do banco de suplentes, foi selecionador nacional e dirigiu a seleção espanhola durante quinze anos (entre 1992 e 2007), fase em que conquistou dois títulos mundiais consecutivos em 2000 e 2004, e três Europeu, 1996, 2001 e 2005

Sua primeira Copa do Mundo foi conquistada na Guatemala 2000, depois de derrotar o Brasil (4-3) que havia vencido os três campeonatos anteriores e havia vencido o último contra a seleção espanhola, e o segundo na China, ao vencer a Itália (2-1). . ).

Mais tarde, combinou a direção da seleção espanhola com a direção da Cidade do Futebol da Federação Espanhola (RFEF) e sua Fundação, até que em 2007 chegou ao Real Madrid para assumir a direção da área profissional e da academia de jovens de Madrid.