Bernardo Gonçalves
Situação atual do Ginásio Ivan Rodrigues. | Foto: Bernardo Gonçalves

O projeto de reforma do ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, segue em andamento, e a parte orçamentária está próxima de ser finalizada. A informação foi repassada ao jornal O Município Joinville pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB).

Segundo Krelling, o orçamento deve ser finalizado em até dez dias e, posteriormente, o projeto deve ser repassado para a Secretaria de Infraestrutura do estado. “Para uma equipe técnica montar especificamente o edital da obra”, explica.

O projeto já está aprovado pela Prefeitura de Joinville desde outubro do ano passado. Pertencente ao governo do estado de Santa Catarina, o equipamento fica na rua Max Colin, no bairro América.

A reportagem do jornal O Município Joinville teve acesso às imagens do projeto e como o ginásio deve ficar.

Projeto
O projeto apresentado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) prevê intervenção em uma área de 4.423,15 metros quadrados (m²), contemplando quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários, sanitários, bilheteria e demais áreas de apoio.

O projeto completo não foi divulgado, mas haverá mudanças na estrutura do local. Uma delas será a demolição por completo das arquibancadas. Elas deverão reconstruídas para atender novas normas.

Já outra mudança significativa deve ser referente ao alargamento da quadra para 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, que é dimensão oficial da Liga Nacional de Futsal (LNF) por exemplo, competição que o JEC Futsal disputa.

Também haverá uma mudança no trânsito da rua Max Colin, uma das mais importantes ruas da cidade. O ginásio fica entre ela a e a rua Timbó.

O novo projeto prevê cerca de 60 vagas para automóveis, 80 para motos e 30 para bicicletas. Porém, para isso ser feito, será necessário o redirecionamento do trânsito, sendo retirado o fluxo maior da rua Max Colin e direcionado para as ruas do Atleta e Presidente Café Filho, ruas que passam ao lado do ginásio.

Ginásio de Esportes Ivan Rodrigues
O Ginásio Ivan Rodrigues foi construído na década de 70 e sediou competições de diversas modalidades esportivas, além de eventos importantes, como as primeiras edições do Festival de Dança. Após um período sob a gestão da prefeitura, o equipamento retornou para o governo do estado em 2017.

No ano de 2021, o prefeito Adriano Silva solicitou que o Ginásio fosse doado para que a prefeitura realizasse a reforma do espaço. O pedido recebeu resposta negativa da gestão estadual, que alegou intenção de dar andamento na reforma.

Desde então, dado o avançado estado de degradação do imóvel, a Defesa Civil passou a emitir frequentes alertas para a Fesporte sobre o risco de segurança da edificação.