Equipe brasileira ficou em primeiro lugar na competição

Seleção Brasileira universitária feminina é campeã mundial de futsal. O título foi conquistado neste domingo (16/6), após vitória sobre Portugal, por 3 a 1, em Xangai, na China. A base da equipe são as jogadoras da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef/DF), que recebe apoio do Ministério do Esporte.

O time representou o Brasil porque foi campeão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2023. Por ter vencido a competição, a equipe pode convocar mais quatro jogadoras de outros estados: duas do Paraná, uma de Santa Catarina e uma de São Paulo. 

Portugal inaugurou o placar, em lance de azar da goleira brasileira Luana Rodrigues, que marcou contra. O Brasil ficou em desvantagem até o fim da primeira etapa, mas conseguiu a reação no segundo tempo.

O destaque do jogo foi Bella. A ala foi a responsável por empatar a partida, aos 23 minutos, com um gol que nasceu em uma jogada coletiva. O gol levou a partida para a prorrogação, e Bella fez outro gol – logo no primeiro minuto, marcando de fora da área e virando o jogo.

Nos instantes finais, Amanda Oliveira cravou a vitória brasileira aos 48 minutos. Com esse desempenho, o Brasil recuperou o troféu que não conquistava desde 2016, somando agora seis vitórias em oito edições do campeonato.