Após iniciar os trabalhos de pré-temporada na manhã desta segunda-feira (29), o elenco do Jaraguá Futsal voltou à quadra na mesma noite para uma ocasião especial. Diante de cerca de 3 mil pessoas que foram até a Arena, a equipe versão 2018 do aurinegro teve o primeiro contato com a torcida em um amistoso contra a seleção da Costa Rica, que se encontra em reta final de preparação para o Grand Prix que acontece na cidade de Brusque. Em um jogo tratado com caráter festivo e marcado pela apresentação oficial da equipe, os comandados do técnico Fernando Ferretti acabaram perdendo para os costarriquenhos por 2 a 1, mas saíram de quadra aplaudidos no primeiro teste do ano.

Lucas Pavin/Agência Avante!

Elenco foi apresentado de forma oficial para torcida. Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Antes da bola rolar, jogadores, membros da comissão técnica e diretoria foram chamados um a um para receber o carinho dos aficionados. O mais ovacionado não poderia ser outro. Retornando ao clube que levou a conquista de mais de 50 taças entre 2001 e 2010, Ferretti foi aplaudido de pé pelos jaraguaenses e voltou a sentir o calor da torcida a seu favor. “Treinando outros times e sempre recebi o carinho dos jaraguaenses. É uma alegria enorme ter essa torcida ao meu lado novamente. Ela será determinante nesta retomada que pretendemos fazer a partir de 2018 e agradeço pelo carinho de todos”, disse.

Lucas Pavin/Agência Avante!

Ferretti foi ovacionado pelos torcedores. Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Com a bola rolando, o treinador de 63 anos aproveitou a partida para rodar quase todo elenco. Os goleiros João Neto, Hiram e Arthur, além do ala Diego Menezes e o pivô Poletto – estes últimos dois com leves desconfortos musculares – foram os únicos não testados durante os 40 minutos. Apesar da falta de entrosamento e ritmo de alguns atletas, o plantel levou o apoio das arquibancadas para dentro das quatro linhas, mostrou muita vontade e travou um duelo equilibrado contra os visitantes. No primeiro tempo, ambas as equipes começaram criando boas chances, mas a Costa Rica se mostrou mais incisiva com o passar do tempo, foi eficiente e abriu o placar, aos 7 minutos, com Daniel Gomes. Ainda sem as condições técnicas ideais, o Jaraguá até criou boas oportunidades para igualar o marcador, mas foi para o intervalo em desvantagem.

Já na etapa final, o aurinegro voltou com uma postura mais agressiva e passou a pressionar o rival, que levava perigo em algumas escapadas de contra-ataque. A partir dos cinco minutos, o time da casa passou a mandar no jogo e encurralar o rival na quadra de defesa, acumulando inúmeras chances, principalmente com Pett, que colocou uma bola no travessão, aos 10. De tanto insistir, o gol de empate veio aos 14, quando o ala Marcio já era utilizado como goleiro-linha. Após boa troca de passes, Daniel recebeu na ala esquerda e rolou para Vitor Hugo, que chutou mascado e a bola morreu mansamente no canto direito, para delírio da torcida. Mas pouco depois e no mesmo lance em que ficou perto da virada, o Jaraguá acabou levando o segundo gol. Depois de salvar dois chutes, o goleiro costarriquenho Cesar Vargas agarrou a bola, arriscou da própria meta e fez um bonito gol para decretar o placar final em 2 a 1.

Lucas Pavin/Agência Avante!

Jogadores comemorando o gol marcado por Vitor Hugo. Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Mesmo com a derrota, o time jaraguaense arrancou aplausos da torcida ao fim da partida e o elenco valorizou a atuação no amistoso. “Valeu pela festa. Foi algo inusitado estrear no dia da chegada da equipe. Nos baseamos no entrosamento que alguns jogadores tinham e fiquei satisfeito pela qualidade do plantel. Queria vencer para deixar uma impressão melhor, mas é início de trabalho e prometo que vamos melhorar bastante”, avaliou Ferretti. “Com a Arena recebendo esse público, todos entraram com uma vontade a mais de ganhar. Foi bom para os atletas mais novos sentirem o calor da torcida e ver que aqui é diferente jogar. A camisa pesa e tem que ter personalidade para jogar. Mas isso vamos conquistando no dia a dia e foi muito bacana. Temos um time competitivo e ficamos animado por isso. Estamos tristes pelo resultado, mas ao mesmo tempo empolgados, porque temos certeza que será um ano vitorioso”, destacou o fixo Vitor Hugo, autor do primeiro gol da equipe na temporada.

Novos testes marcados

Agora, o aurinegro dá sequência aos treinamentos e já tem dois novos amistosos marcados. No dia 4 de fevereiro, a equipe visita o Blumenau, e posteriormente recebe os blumenauenses, na Arena, no dia 10 do mesmo mês. Seis dias depois, o elenco viaja até a cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, onde participa da Copa Três Coroas. O aurinegro estreia diante da UJR de Novo Hamburgo (RS), enquanto Carlos Barbosa e Três Coroas fazem a outra semifinal. Quem vencer, se classifica para decisão, e os perdedores brigam pelo terceiro lugar.

Lucas Pavin/Agência Avante!

Artilheiro da equipe no ano passado, pivô Daniel tentou, mas não conseguiu deixar sua marca no primeiro jogo da temporada. Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!