A seleção brasileira de futsal inicia nesta quinta-feira a sua participação na 12ª edição da Copa América, que está sendo realizada em San Juan, Argentina. O duelo contra a Bolívia, às 19h, será a primeira partida do time verde-amarelo desde a retirada de Falcão, que atuará apenas na sua equipe, o Sorocaba, nesta reta final de carreira. O Brasil está no grupo A ao lado de Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela. O grupo B tem Colômibia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Na primeira fase, os times jogam em turno único dentro das chaves. Os dois primeiros avançam à semifinal, e a final será na próxima quarta-feira, dia 12.

Alegria no ‘busão’. Foto: Divulgação Facebook
Mantendo a base do amistoso contra a Colômbia, o técnico PC Oliveira convocou Tiago, Guitta, Neguinho, Nenê, Daniel, Leandro Lino, Lucas, Felipe Valério, Marcel, Arthur, Alex, Deives, Rocha e Rafa. Dentre os jogadores chamados para a Copa América, destaque para o pivô Deives, de 32 anos. Artilheiro e melhor jogador da Liga Nacional de Futsal do ano passado, o gaúcho vive a melhor fase da carreira.
– Acredito em uma Copa América muito disputada, a evolução das outras seleções é nítida e teremos que buscar competir ao máximo desde o primeiro jogo. A Argentina joga em casa e são os atuais campeões, portanto são favoritos, mas o título se disputa dentro das quatro linhas. Para conquistar esse troféu, teremos que jogar nosso melhor futsal fora de casa também – afirmou Deives.

Já na Argentina, PC orienta a equipe. Foto: Divulgação Facebook
Ao lado dos goleiros Tiago e Guitta, Deives tem ajudado na transição para a nova geração. Dentre a base jovem convocada por PC Oliveira, destaque para o quarteto Arthur, Marcel, Leandro Lino e Rocha. Formados nas divisões de base do Corinthians, os jogadores se transferiram para o Sorocaba este ano. A convivência entre os atletas de diferentes idades tem sido muito boa neste início de trabalho.
– Nosso ambiente está excelente. Acredito muito que isso pode ser um ponto importante para nosso objetivo. Temos alguns jogadores experientes junto comigo como Guitta, Tiago e Nenê, juntamente com jovens atletas de muita qualidade. Me sinto feliz e realizado de estar aqui e espero poder ajudar os mais novos como sempre busco fazer – destacou Deives.
Disputando o seu primeiro torneio oficial pela seleção, Marcel não vê a hora de estrear na Copa América. Aos 20 anos, o jogador vem sendo convocado constantemente desde o ano passado, após a disputa do Mundial da Colômbia.
– Estar aqui num começa de projeto está sendo uma experiência muito gratificante para mim. A ficha ainda não caiu que eu estou entre os melhores do país. Jogo junto do Arthur, Lino e Rocha desde o sub-20, em 2014. Nossa relação é muito boa, tanto dentro como fora de quadra. Vamos juntos para os treinos no Sorocaba, e esse entrosamento ajuda muito tanto no clube como na seleção – disse Marcel.
Brasil é o maior vencedor da Copa América
Disputada desde 1992, a Copa América de Futsal teve outras onze edições. O Brasil foi campeão nove vezes, e a Argentina duas. O último torneio aconteceu em 2015, em Portoviejo, Equador, e os argentinos foram campeões derrotando o Paraguai na final. A última conquista dos brasileiros foi em 2011. Na ocasião, o torneio foi realizado em Buenos Aires, e o time verde-amarelo bateu os donos da casa na final. Veja o histórico da Copa América:
1992 – Local: Aracaju (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Argentina
1995 – Local: São Paulo (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Argentina
1996 – Local: Rio de Janeiro (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Uruguai
1997 – Local: São Leopoldo (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Argentina
1998 – Local: Joinville (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Paraguai
1999 – Local: Joinville (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Paraguai
2000 – Local: Foz do Iguaçu (Brasil) – campeão: Brasil – vice: Argentina
2003 – Local: Assunção (Paraguai) – campeão: Argentina – vice: Brasil
2008 – Local: Montevidéu (Uruguai) – campeão: Brasil – vice: Uruguai
2011 – Local: Buenos Aires (Argentina) – campeão: Brasil – vice: Argentina
2015 – Local: Portoviejo (Equador) – campeão: Argentina – vice: Paraguai
Tabela da primeira fase da Copa América 2017
5 de abril (quarta)
Peru 3 x 6 Uruguai (grupo B)
Paraguai 3 x 0 Equador (grupo B)
Chile 1 x 2 Venezuela (grupo A)
Argentina 6 x 1 Bolívia (grupo A)
Folgam: Brasil e Colômbia
6 de abril (quinta)
15h – Equador x Colômbia (grupo B)
17h – Peru x Paraguai (grupo B)
19h – Bolívia x Brasil (grupo A)
21h – Argentina x Venezuela (grupo A)
Folgam: Chile e Uruguai
7 de abril (sexta)
15h – Equador x Peru (grupo B)
17h – Colômbia x Uruguai (grupo B)
19h – Venezuela x Bolívia (grupo A)
21h – Brasil x Chile (grupo A)
Folgam: Argentina e Paraguai
8 de abril (sábado)
15h – Uruguai x Equador (grupo B)
17h – Paraguai x Colômbia (grupo B)
19h – Chile x Bolívia (grupo A)
21h – Argentina x Brasil (grupo A)
Folgam: Venezuela e Peru
9 de abril (domingo)
15h – Colômbia x Peru (15h)
17h – Uruguai x Paraguai (17h)
19h – Brasil x Venezuela (19h)
21h – Argentina x Chile (21h)
Folgam: Bolívia e Equador