Com o apoio da CBF, a Seleção Brasileira de Futsal Unificado se sagrou campeã dos IV Jogos Regionais Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, na última sexta-feira (11). O evento foi organizado pela Olímpiadas Especiais (Special Olympics), em parceria com a Conmebol, entre os dias 4 e 12 de outubro em Assunção, Paraguai.

Fundado em 1968, a Olímpiadas Especiais é organização internacional criada para promover o acesso à prática esportiva de pessoas com deficiências intelectuais, facilitando o desenvolvimento de capacidades e habilidades, bem como a socialização e o senso de realização. 

A Seleção Brasileira de Futsal Unificado foi formada por jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barra de Guabiraba e Pesqueira, cidades localizadas no interior de Pernambuco. A equipe é administrada pela Olimpíadas Especiais Brasil, afiliada ao movimento internacional, e tem como objetivo promover a inclusão entre atletas com e sem deficiência intelectual, fazendo do esporte uma ferramenta de união.

Na campanha do título, o Brasil enfrentou Paraguai (duas vezes), Uruguai, Chile e, por fim, a Colômbia na grande final. Foram quatro vitórias e uma derrota, com um total de 27 gols marcados. Na decisão, disputada no Estádio Oscar Harrison, o Brasil superou a Seleção Colombiana e conquistou a medalha de ouro.

Veja os campeões: Alex Moura, Alexssandro José, José Carlos Tubias, José Helenildo, Leonardo Pedro, Tiago Ferreira, Augusto Henrique, Dyckison Marinaldo, Greyton Cavalcanti, José Ricardo.

Missão da CBF

A Seleção Brasileira de Futsal Unificado é mais uma Seleção Inclusiva apoiada pela CBF, em sua missão de lutar pela inclusão e por uma sociedade mais justa, que promova maior inserção de pessoas com deficiência em todos os segmentos, especialmente no esporte.

A entidade também tem fomentado as atividades da Seleção Brasa de Futsal Nanismo, cujos representantes participaram, em setembro, da Reunião do Conselho de Administração da Federação Internacional de Futebol Nanismo (FIFTB). A Seleção Brasileira de Futsal Down, que, em março, conquistou o tricampeonato mundial da modalidade na Turquia, também contou com o apoio integral da Casa do Futebol Brasileiro, que custeou, por meio dos fundos CBF Transforma e FIFA Forward, toda a logística da equipe.

Além disso, a CBF apoiou a realização da Copa do Brasil de Futebol Unificado da Olímpiadas Especiais Brasil, realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2024, no Rio de Janeiro.

O apoio ao futebol inclusivo integra a firme política antidiscriminatória estabelecida pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, desde o início da atual gestão, reforçando o acesso à prática do futebol como direito social e demonstrando que a CBF é, cada vez mais, a casa de todas as seleções, jogadores e torcedores.