Os Jogos da Juventude 2023 já têm data marcada. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que a competição será realizada entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). O evento reunirá os melhores atletas de até 17 anos de idade, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, na disputa de 16 modalidades esportivas. Serão mais de 4.000 competidores e mais de 6.000 pessoas envolvidas diretamente, entre Comitê Organizador, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, jornalistas, voluntários e, claro, os próprios atletas.
“Importante definirmos a data dos Jogos da Juventude com antecedência para que todos possam se planejar da melhor forma, incluindo os Estados que precisam realizar suas seletivas e o COB que organiza todo o evento em conjunto com a cidade-sede. O sucesso da edição passada, realizada depois de um hiato de dois anos em função da pandemia, nos trouxe confiança de que em 2023 faremos algo ainda melhor. Temos alguns meses de trabalho e muitas etapas a cumprir pela frente em parceria com a cidade de Ribeirão Preto, que vem demonstrando muito comprometimento e excelente estrutura para receber a elite do esporte de base no país”, afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
Primeira cidade do estado de São Paulo a receber os Jogos da Juventude na história, Ribeirão Preto foi anunciada como sede em dezembro de 2021 durante o Prêmio Brasil Olímpico. Desde então, já trabalha para realizar uma grande edição do evento. No ano passado, representantes da cidade estiveram em Aracaju (SE), onde a competição foi disputada, integrando o Comitê Organizador para vivenciarem de perto todos os detalhes da organização e realizarem uma transição de conhecimento eficiente entre as cidades-sede.
Além da competição esportiva, os Jogos da Juventude têm uma intensa programação educativa e cultural, com atividades diversas no Centro de Convivências, e ainda traz impactos positivos para a economia da cidade-sede. Ao longo do evento, por exemplo, mais de 30.000 leitos de hotel serão utilizados.
“Com o preparo de uma cidade totalmente estruturada e que respira grandes eventos, é realmente um grande orgulho para nossa cidade e para o esporte de Ribeirão Preto a realização dos Jogos da Juventude. A elite da base do esporte nacional estará em disputa por muitas medalhas e Ribeirão Preto já é premiada por ter sido escolhida pelo COB como o palco destes futuros astros do esporte nacional”, afirmou Ricardo Aguiar, secretário municipal de Esporte de Ribeirão Preto.
A sede dos Jogos da Juventude 2024 será Blumenau (SC), que também trabalhará em parceria com Ribeirão Preto para absorver as melhores práticas e adotá-las na organização da competição do ano que vem.