O futsal brasileiro é reconhecido mundialmente tanto pela solidez defensiva quanto pela força ofensiva. Na Liga Evolução CONMEBOL de Futsal, essa tradição foi mantida. Ao todo, a Seleção Brasileira marcou 26 gols em seus quatro jogos no torneio, e grande parte desse sucesso ofensivo foi graças à performance destacada do pivô Charuto, autor de seis gols.
“Quando fui convocado para essa competição, sabendo que era um dos jogadores mais experientes do grupo, eu tinha plena consciência da minha responsabilidade, tanto dentro quanto fora de quadra. A melhor forma de ajudar a equipe é aplicando minha principal característica: fazer gols e me dedicar ao máximo”, afirmou o jogador.
Charuto também ressaltou que seu desempenho é fruto de um trabalho coletivo bem estruturado nas seleções brasileiras. “Acho que o mais importante é o fortalecimento do conceito de coletividade no futsal, o que tem sido trabalhado com muita intensidade. Fico muito feliz por essa conquista individual, mas ela só reflete o grande trabalho em equipe que vem sendo feito. Ser campeão e ainda conquistar o prêmio de artilheiro é uma satisfação enorme.”
Sobre o troféu de artilheiro, Charuto não esconde a alegria. “Estou muito feliz com o título e por vestir essa camisa da Seleção Brasileira. O troféu de artilheiro tem um valor muito especial para mim, e com certeza vou guardá-lo em um lugar de destaque na minha casa. Ele é a prova de um trabalho sério e de muito esforço.”
O atacante agora se prepara para seguir sua trajetória com a Seleção Brasileira, buscando novos desafios e conquistas no futsal internacional.