Com um segundo tempo potente, o Magnus venceu o São José por 4 a 1 no jogo de ida da final do Campeonato Paulista. O duelo foi na noite desta segunda-feira, na Arena Sorocaba.
Charuto foi o nome da noite com dois gols marcados. Pepita e Kaio Marinho também balançaram as redes para os donos da casa, enquanto Gustavo descontou para os visitantes.
O Cachorrão jogará por um empate na volta para conquistar o hexacampeonato estadual. Se a equipe do Vale do Paraíba vencer, a decisão vai para a prorrogação. Neste caso, o time joseense passaria a ter a vantagem do empate no tempo extra.
O confronto de ida aconteceria na semana passada, mas foi adiado devido à morte de um dirigente da equipe joseense. A partida da volta da final estadual será nesta quinta-feira, às 18h, no Ginásio do Tênis Clube de São José dos Campos.
O São José busca um titulo inédito. O Magnus tenta faturar mais uma taça, meses após vencer a Libertadores da modalidade, na Argentina.
O jogo
O Magnus inaugurou o marcador antes da primeira volta no ponteiro. A marcação pressão dos donos da casa deu resultado e forçou o erro do São José. Charuto recuperou a bola e rolou para Pepita. O camisa 8 soltou um canudo e fez 1 a 0. Charuto quase ampliou na sequência, mas o goleiro David defendeu e ainda contou com a ajuda da trave.
Os visitantes saíram de trás e criaram uma boa chance com Gustavo, que fez o giro, mas parou na defesa de André Deko. O Cachorrão teve oportunidades de aumentar a vantagem, mas não aproveitou. O São José aproveitou a falta de efetividade e o ritmo menor do adversário e foi buscar o empate. Em um erro do Sorocaba após o lateral, Ronney deu belo passe para Gustavo, que completou para as redes para deixar tudo igual.
A equipe do Vale do Paraíba ganhou confiança e passou a atacar mais. Poderia ter virado o marcador, mas foi aí que apareceu o goleiro André Deko, que fez defesas cruciais. Restando oito minutos para o fim, o time da casa voltou a criar uma oportunidade de impacto. Lucas Gomes recebeu na intermediária e finalizou na trave.
Com o ritmo do jogo mais lento, o Magnus voltou a ter o domínio, mas não conseguiu traduzir o volume em gols. Nas finalizações ao alvo, o goleiro David foi bem e evitou o gol. Uma das principais foi no tradicional bico do seu capitão, Rodrigo Capita.
Na volta do segundo tempo, o Cachorrão voltou com mais agressividade e não demorou para recuperar a dianteira. Depois de um erro na saída de bola do São José, Charuto ajeitou para si mesmo e, de bico, chutou no canto, sem chances de defesa.
Os donos da casa e o camisa 9 se animaram e logo fizeram mais um, antes do cronômetro chegar ao quarto minuto da etapa complementar. Carlinhos ajeitou para o pivô, que finalizou rasteiro para marcar o segundo dele e o terceiro do Magnus.
A partir disso, a partida ficou mais franca, com a equipe do Vale do Paraíba se arriscando mais. Os visitantes tiveram a oportunidade de diminuir a desvantagem, mas Vini Figueira desperdiçou.
Os donos da casa passaram a explorar os contra-ataques e fizeram o quarto gol a 12 minutos do fim. Kaio Marinho recebeu e bateu rasteiro para ampliar para 4 a 1. Faltando seis minutos para o fim, o São José colocou Gustavo como goleiro-linha. Os visitantes produziram mais chances, mas não chegaram perto de buscar uma reação. O Sorocaba administrou a vantagem e carimbou a vitória.
Campanhas dos finalistas
O São José decide em casa e tem a vantagem por ter melhor campanha no acumulado da competição. Na primeira fase, teve sete vitórias, um empate e duas derrotas. O Sorocaba fez um ponto a menos, com seis triunfos, quatro empates e nenhum revés.
Nas quartas, ambos ganharam as duas partidas. O time do Vale Paraíba derrotou o Praia Grande, enquanto o Cachorrão bateu o Pinda.
Na semifinal, o Magnus passou pelo rival Corinthians, vencendo o primeiro jogo em casa e, após uma derrota no tempo normal, conquistou a vaga na decisão na prorrogação. Já o São José venceu uma e empatou a outra contra o Santo André.