UEFA
A Champions League vai ter um novo formato em 2025/26. | Foto: UEFA

No reformulado sistema competitivo, aprovado pelo Comité Executivo da UEFA a 2 de Abril de 2025, estas eliminatórias substituirão a actual ronda de elite, composta por 16 equipas, que define os quatro clubes que avançam para a fase final. Isto garante que as 16 últimas equipas em prova, e não apenas os quatro vencedores de grupos da ronda de elite, terão pelo menos um jogo em casa na parte final da competição, assegurando igualmente que cada jogo tem importância

O novo formato

Tal como no formato atual, cada federação tem o direito de inscrever um clube na competição, juntamente com o campeão. As três melhores federações elegíveis no “ranking” de coeficiente de seleções de futsal da UEFA no final de Abril do ano anterior à época em questão têm direito a um segundo participante. Se o campeão já estiver qualificados, pelo fato de ter ficado nos dois primeiros lugares de uma das já mencionadas três melhores federações, a quarta federação elegível também terá direito a um segundo participante.

Para 2025/26, utilizando o “ranking” a partir de Abril de 2024, Portugal, Espanha, Cazaquistão e Ucrânia terão direito a dois participantes (a Ucrânia, quarta classificada, tem confirmada a presença de duas equipas, já que o vencedor da fase final de 2024/25 será de Portugal, Espanha ou Cazaquistão).

O campeão e as equipas classificadas entre os lugares 1 e 11 e 16 e 19 no “ranking” de coeficiente da UEFA Futsal Champions League entram na competição directamente no Caminho A da fase principal. Todas as outras equipas entram na competição na fase preliminar ou directamente no Caminho B da fase principal (o número exacto que vai directamente para a fase principal depende do número de inscrições).

Fase preliminar (inalterado)

As equipas com pior classificação entram nesta ronda e são divididas em grupos de quatro e, dependendo do número de clubes nesta fase, três, sendo que os grupos são disputados no formato de mini-torneio, num único local. Os vencedores de grupo (e possivelmente o(s) melhor(es) segundo(s) classificado(s)) avançam para o Caminho B da fase principal.

Fase principal (inalterado)

Caminho A

O campeão e as equipas classificadas entre os lugares 1 e 11 e 16 e 19 no “ranking” de coeficiente da UEFA Futsal Champions League estão envolvidos neste caminho. São divididos em quatro grupos de quatro equipas, disputados no formato de mini-torneio, num único local. Os três primeiros de cada grupo seguem para os oitavos-de-final.

Caminho B

Os vencedores da fase preliminar juntam-se às equipas que entram directamente nesta fase (incluindo as equipas classificadas entre os lugares 12 e 15, que têm o estatuto de cabeça-de-série para este caminho). São divididos em quatro grupos de quatro equipas, disputados no formato de mini-torneio, num único local. O vencedor de cada grupo avança para os oitavos-de-final.

Oitavas de final (novo)

São criados dois potes para o sorteio, com os vencedores de grupos do Caminho B e os terceiros classificados do Caminho A num pote, ao passo que os dois melhores vencedores de grupos do Caminho A compõem o outro pote. Cada embate a duas mãos vai colocar frente-a-frente uma equipa de cada pote, com os vencedores de grupos do Caminho B e os terceiros classificados do Caminho A jogarem em casa na primeira mão. O sorteio dos oitavos-de-final também vai definir o quatro da fase a eliminar para o resto da competição.

Quartas de final (novo)

As quartas de final serão disputados a duas mãos. Os vencedores destes embates avançam para a fase final a quatro equipas, num único local.

Fase final (inalterado)

Atualmente, a fase final é um torneio a eliminar com a presença de quatro equipas num único local, disputado num período de três dias, com as meias-finais num dia e a final, bem como o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, dois dias depois. No entanto, não existirá, tal como acontece agora, um sorteio separado para definir os duelos das meias-finais, já que isso ficará definido aquando do sorteio dos oitavas de final.

O local da fase final será a partir de agora escolhido com mais antecedência, em vez de após serem conhecidos os quatro apurados para a fase final.