O Cazaquistão tornou-se o primeiro país europeu a qualificar-se para o Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™. Os Hawks só precisaram de um empate em casa com a Holanda para garantir o primeiro lugar no Grupo A nas eliminatórias da UEFA com um jogo para o fim, mas venceram por 2 a 0 para somar o máximo de pontos em 15 possíveis. Birzhan Orazov abriu o placar aos 22 segundos, antes de Douglas Junior aumentar a vantagem logo após os seis minutos, e foi assim que terminou.
O Cazaquistão emergiu como uma força global ao longo da década, em grande parte graças à naturalização de Leo Higuita, Douglas Junior, Taynan e Leo Jaragua. Na última Copa do Mundo, eles golearam a Tailândia por 7 a 0 nas oitavas de final e recuperaram de uma desvantagem de dois gols para eliminar o IR Irã nas quartas-de-final.
O Cazaquistão liderou o eventual campeão Portugal nas semifinais, apenas para perder nos pênaltis, antes de uma derrota emocionante para o Brasil na repescagem do terceiro lugar.
Os Hawks também terminaram em terceiro e quarto lugares no UEFA Futsal EURO de 2016 e 2018, respectivamente, enquanto o Kairat, de Almaty, venceu por duas vezes a UEFA Futsal Champions League, derrotando Dínamo Moscovo e Barcelona nas finais de 2013 e 2015, respectivamente. O Cazaquistão faz fronteira com o Uzbequistão. A próxima Copa do Mundo de Futsal começará neste último país em setembro de 2024.