Jogando por um empate para chegar à final do Estadual pelo terceiro ano consecutivo, o Cascavel Futsal recebeu o Dois Vizinhos Futsal no Ginásio da Neva, na noite deste domingo (27), para o segundo jogo entre as equipes na semifinal da Série Ouro do Paranaense.

Sem pensar no regulamento, o Tricolor venceu novamente o adversário, dessa vez por 3 a 1, e está na decisão do Estadual. Ernani colocou o Cascavel na frente, Deílton empatou, mas Gabriel Gurgel e Ernani, mais uma vez, garantiram a classificação dos donos da casa. Campeão em 2020 e 2021, o Cascavel vai tentar a terceira conquista consecutiva. É o maior campeão do Paraná com sete títulos.

A disputa por uma vaga na final começou com 20 minutos de atraso, por conta das goteiras na cobertura do Ginásio da Neva. A chuva torrencial, que começou pouco antes da partida, novamente evidenciou um velho problema do espaço esportivo.

Com a bola rolando o Cascavel começou melhor o duelo e Gustavinho e Jorginho acertaram a trave de Abner no primeiro tempo. Aos poucos o Galo foi melhorando e acalmando a intensidade do Tricolor, mas também sem criar muitos problemas para o goleiro Fernando.

Na reta final da primeira etapa, Dieguinho votou a carimbar a trave dos visitantes. Segundos depois, a três minutos do intervalo, Ernani recebeu na ala, achou espaço na marcação de Deílton e bateu cruzado para abrir o placar.

Na volta para o segundo tempo o Galo teve a primeira chance nos pés de Levi, mas ele errou a finalização na saída de Fernando. A Serpente respondeu logo depois com dois chutes de Dieguinho para duas boas defesas de Abner. Ernandes, Micuin e Jhow também tentaram. Zequinha obrigou o goleiro adversário a trabalhar novamente.

A bola insistia em não entrar e o Dois Vizinhos, bastante faltoso, estourou em faltas restando nove minutos para o fim. Só que logo depois, Jorginho errou a finalização no ataque e o goleiro Abner puxou o contra-ataque, tocou para Levi, que serviu Deílton na segunda trave para, livre, empatar a partida.

Esse resultado ainda classificava o Cascavel, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 2. Ainda assim a Cobra seguiu propondo o jogo e Abner foi pegando tudo que poderia. Premiado pela insistência, o time comandado por Cassiano Klein chegou ao segundo gol quando em uma saída rápida, Ernandes deu uma bela assistência para Gabriel Gurgel marcar o dele a cinco minutos do apito final.

Precisando virar a partida para forçar uma prorrogação, o técnico Fininho parou o jogo para arrumar e time e colocar o goleiro linha em quadra. Zequinha quase marcou o terceiro com o gol vazio. E depois de uma roubada de bola na defesa, o capital Ernani avançou sozinho com a bola dominada para fazer o segundo dele e o terceiro do Cascavel a um minuto e meio do fim. Explodiu a torcida nas arquibancadas do Ginásio da Neva.

Na final o Cascavel Futsal vai encarar o vencedor do confronto entre Chopinzinho e Operário Laranjeiras, que se enfrentam na próxima quarta-feira (30). No primeiro jogo o Chopinzinho venceu por 2 a 0 e joga por um empate no tempo normal.

Eduardo Santini

Cascavel busca oitavo título estadual. Foto: Eduardo Santini