
Canadá e Panamá representarão a Concacaf na primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™. O Canadá, perdendo por 3 a 0 para o México na semifinal do Campeonato Mundial de Futsal da Concacaf, reagiu heroicamente e venceu nos pênaltis, enquanto dois gols no final da partida garantiram ao Panamá uma vitória por 3 a 1 sobre a Costa Rica.
𝐌𝐔𝐍𝐃𝐈𝐀𝐋𝐈𝐒𝐓𝐀𝐒🏆‼️
— FEPAFUT (@fepafut) May 3, 2025
Nos vemos en Filipinas🇵🇭👋🏼🤩.#MásPanameñosQueNunca🇵🇦 pic.twitter.com/cUwHmwVg5H
As canadenses foram para o intervalo com tudo pela frente. Quatro gols em pouco mais de cinco minutos – Esther Brossard marcou dois gols após Jade Houmphanh e Cynthia Gaspar-Freire –, no entanto, as colocaram na liderança, mas Rubi Gomez empatou para as mexicanas a 1,8 segundos do fim.
Lea Palacio-Tellier emergiu como a heroína dos pênaltis para a equipe de Alexandre Da Rocha, fazendo duas defesas. Gaspar-Freire converteu com precisão o pênalti da vitória.
A Costa Rica, a melhor colocada da Concacaf no Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA, era esperada para vencer a outra semifinal no Domo Polideportivo, na Cidade da Guatemala, mas um gol espetacular de Kenia Rangel colocou o Panamá na frente.
¡Golazo de la capitana, Kenia Rangel! 🫡✨
— Concacaf W (@ConcacafW) May 3, 2025
¡Panamá arriba 1-0 en el marcador! 🇵🇦 pic.twitter.com/PWvKclEuqt
Roxiny Lopez empatou, mas Laurie Batista restaurou a vantagem para a equipe de Amarelis De Mera. Nadia Ducreux, que esteve excepcional, garantiu a vitória a menos de um minuto do fim, com a Costa Rica utilizando a goleira-voadora, fazendo uma defesa e, em seguida, finalizando de voleio para o gol desmarcado.
Filipinas 2025 terá início em 21 de novembro. Argentina, Brasil, Colômbia, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, Portugal, Espanha e Tanzânia também se classificaram. Elas serão acompanhadas por três países asiáticos.