Autor do gol do título do Brasil na Copa do Mundo de Futsal de 2012 e eleito o melhor jogador do mundo no mesmo ano, o ex-fixo Neto tem se aventurado em um novo ramo do esporte. Aposentado das quadras desde 2023, o mineiro se tornou empresário no ramo financeiro e trabalha nos bastidores na construção de um novo time de futebol em Minas Gerais.

Nascido em Uberlândia, Neto é um dos líderes da profissionalização do Esporte Social Uberlândia, chamado pela sigla Essube. O clube começou como projeto social na periferia da cidade e vai estrear no futebol profissional na Segunda Divisão do Mineiro, que equivale ao terceiro nível do estadual.

Essube/Redes sociais
Neto investe no Essube, de Uberlândi

O Essube foi criado em 2014 para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do futebol. A entidade, que atende a mais de 400 jovens, conta com apoio da Prefeitura e da Lei de Incentivo ao Esporte, e disputa competições de base a nível estadual.
O projeto é comandado pelo ex-volante Ferreira, que jogou no Cruzeiro e no Ipatinga, entre outros clubes. Ele conta com o apoio de Henrique, campeão mundial sub-17 em 1997 ao lado de nomes como Ronaldinho Gaúcho e o goleiro Fábio.

Conterrâneo de Ferreira, Neto é um dos sócios-proprietários da Zion Capital, empresa de investimentos com foco no mercado de criptomoedas. Ao ge, o ex-fixo explicou que a amizade entre ele, Ferreira e Henrique fez com que o Grupo Zion escolhesse investir na profissionalização do Essube.
Segundo ele, a empresa já mantém uma agência de jogadores chamada Zion Opportunity e optou por ampliar a influência no esporte com um time próprio.

— A gente tinha algumas possibilidades, até dentro da cidade de Uberlândia, outra de Patrocínio. Mas eu falei que a gente precisava se aproximar da cidade, porque a Zion tem uma sede aqui. Aí surgiu esse desejo do Ferreira e do Henrique, e decidimos investir. Temos um pensamento de criar uma identidade nova no clube e fomentar garotos e, agora, a categoria profissional, então o acordo foi um casamento bacana.

Essube/Redes sociais
Essube ajuda crianças e adolescentes por meio do futebol em Uberlândia

Neto explica que a proposta da Zion é de investir no futebol do Essube no formato de clube-empresa e atrair novos patrocinadores. O planejamento inclui a construção de um centro de treinamento, e há a expectativa de que o clube se torne uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a partir de 2025.

— A Zion tem um investimento fracionado dentro do Essube ao longo de três anos, principalmente, para a manutenção da categoria. O nosso planejamento já iniciou com ideia de construção do CT próprio. É lógico que isso demanda recurso e demanda tempo, mas tenho a certeza que no próximo ano já a gente já inicia as fases de construção.

“Uma certeza é que não é uma faísca que está surgindo. Não é fogo de palha. A ideia é chegar na primeira divisão do Mineiro em cinco anos”, afirma Neto.

Otávio Silva
Essube vai mandar jogos no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia

O Essube estreia na Segunda Divisão do Mineiro e no futebol profissional no dia 31 de agosto, às 18h30, contra o Uberaba Sport, pela primeira rodada do Grupo C. Na chave, também estão Araguari, Araxá, Nacional de Uberaba e Paracatu.

Para comandar o elenco na primeira competição oficial da história do clube, o técnico escolhido é outro ex-jogador com história em clubes importantes: o ex-volante Fernando, campeão gaúcho em 1997, pelo Internacional, e da Copa dos Campões de 2000, pelo Palmeiras.

Bruno Cunha
Técnico Fernando Henrique, à direita, comanda o Essube

Apesar da entrada no futebol profissional, Neto diz que o trabalho social do Essube vai continuar em Uberlândia e pode atender ainda mais pessoas no futuro.

— Talvez nós vamos ter uma equipe na primeira divisão, disputando uma Série D, disputando uma série C, uma Copa do Brasil. A gente espera que possa, daqui para frente, estar pagando melhores salários para que esses garotos literalmente não precisem sair da cidade de Uberlândia. Que eles possam construir uma carreira aqui