Depois de 10 anos, o goleiro Roncaglio voltou à cidade natal e vai defender o Blumenau na sequência da temporada. A possível reestreia pelo clube será neste domingo, em casa, diante do Cruzeiro, pela 15ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Em 2024, Roncaglio foi campeão da Copa do Mundo de Futsal pela seleção brasileira. Ele chega pra ajudar a tirar o clube da lanterna da LNF.

Leto Ribas
Roncaglio é campeão do mundo pela seleção brasileira de futsal em 2024. | Foto: Leto Ribas

— Ainda dá pra classificar, a gente tem jogos de confronto direto. Seria importante [classificar], mas a gente precisa mudar a imagem do Blumenau. A gente tem que começar a ganhar, porque, quando se fala em Blumenau, se fala em “perdeu de novo, outra derrota”, até porque não ganhou nenhuma em 14 jogos — disse Roncaglio ao ge.

Com 37 anos, Roncaglio firmou vínculo com o Blumenau até dezembro, mas espera, e há essa possibilidade, de extensão de contrato.

— A minha intenção é ajudar, com a minha imagem tentar trazer patrocinadores até dezembro. E a gente já quer montar um planejamento de um ano e meio. Se tudo caminhar como é o esperado, eu talvez renove mais um ano.

— Eu consigo jogar até os 40, 41 anos, me cuidando eu consigo jogar. Em alto nível até mais um ou dois anos dá para jogar. Depois, claro, tu vai perdendo habilidade, aquela agilidade, é normal.

Além da LNF, o Blumenau disputa a Série Ouro do Catarinense de Futsal, é o oitavo colocado, e também vai disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina na temporada.

— No Catarinense a gente tem que ir mais longe. A gente tem que sonhar um pouco mais alto, até porque a gente é time de Liga, a gente vai jogar contra outros que não são e temos que se impor. E os Jogos Abertos, que é sempre importante para a cidade, vamos para ser campeão, como sempre foi.

Carreira

Natural de Blumenau, Diego Roncaglio começou no futsal no Jaraguá, como terceiro goleiro na época de ouro da Malwee.

— Tinha muita concorrência. Thiago e Franklin, para mim os dois melhores goleiros do Brasil. O Thiago é um ídolo no futsal, foi o melhor goleiro que eu vi jogar — disse Roncaglio.

Depois do Jaraguá, Roncaglio foi para o Blumenau em 2010, Joinville de 2011 a 2012, voltou ao Blumenau em 2013 e ficou até 2014. No ano seguinte defendeu o Guarapuava antes de ir para o exterior.

Fora do Brasil jogou pelo Kairat (Cazaquistão), Benfica (Portugal), Anderlecht (Bélgica) e RFS (Letônia).

Roncaglio foi multicampeão onde passou, tem duas Libertadores (Jaraguá), duas LNF (Jaraguá), três Taça Brasil (Jaraguá e Joinville); três Liga do Cazaquistão e três Taça do Cazaquistão com o Kairat; uma Taça da Letônia pelo RFS; uma Liga Portuguesa e três Taça de Portugal com o Benfica; uma Liga Belga e uma Taça da Bélgica com o Anderlecht. Além da Copa do Mundo, também venceu a Copa América com o Brasil em 2024.