FPF
Portugal é a melhor seleção do mundo na atualidade

A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, em Santarém, o estágio que contempla o jogo de preparação com a Suíça e o derradeiro encontro da 1.ª fase de qualificação para o Mundial, com a Bielorrússia.

A Equipa das Quinas, orientada por Jorge Braz, realizou um treino na Nave Desportiva Municipal de Santarém.

Portugal disputa o jogo de preparação com a Suíça na quinta-feira, às 20h00, em Rio Maior. A 7 de março, a Equipa das Quinas encerra a 1.ª fase de qualificação para o Campeonato do Mundo’2024, ao defrontar a Bielorrússia, em Yerevan, na Arménia. O jogo tem início às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental) e é referente à 4.ª ronda desta fase de apuramento.

Depois de três vitórias, a Equipa das Quinas lidera o Grupo 4 de qualificação com nove pontos e está perto de garantir a passagem à Ronda de Elite. Lituânia e Bielorrússia, que se enfrentam por duas vezes no início de março, têm zero pontos. Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Em outubro, Portugal bateu a Bielorrússia em Paredes, por 5-3, em jogo da 1.ª jornada.

Antes do treino, Bruno Coelho mostrou-se muito feliz por estar de volta à Seleção Nacional, depois da lesão sofrida em Paredes, a 6 de outubro: “O sentimento é sempre de grande orgulho, como se fosse a primeira vez. Reintegrar o espaço da Seleção é maravilhoso, estar novamente com os meus colegas é gratificante. É sinal que o Selecionador Nacional acredita em mim e no meu trabalho”, começou por dizer.

O ala de 35 anos, que já conta com 147 internacionalizações, destaca a importância do jogo de preparação com a Suíça: “Sabemos a nossa responsabilidade, a nossa exigência, o que queremos e para o que trabalhamos. Será um bom jogo para nos prepararmos, tendo em vista o jogo com a Bielorrússia. São duas equipas parecidas em termos de jogo. A Suíça também é forte fisicamente, podem criar dificuldades nas transições. Se não estivermos no máximo das nossas capacidades, os jogos tornam-se mais difíceis. Temos de nos focar no nosso jogo para conseguirmos a vitória”, acrescentou.