Brasília volta para a LNF em 2023

Na noite desta quinta-feira (23), o Brasília se apresentou para dar início à temporada 2023, que será repleta de jogos. Além do campeonato local, a equipe terá a Copa do Brasil e também o retorno à Liga Nacional de Futsal (LNF).

Em sua última participação na competição, em 2021, o Brasília terminou na 21ª posição entre 23 clubes. Para a edição 2023, a LNF já confirmou a presença de 24 times. O formato de disputa terá as equipes se enfrentando, todos contra todos, em turno único, classificando os 16 melhores para os playoffs.

O Brasília será o único time fora do eixo Sul-Sudeste a participar da LNF em 2023. Para Tiago Fernandes, “é uma honra, mas estamos trabalhando para que não só o Brasília Futsal participe, mas que outras equipes possam se espelhar e buscar se estruturar para termos uma boa competição local e avançar na estruturação de competições, com mais apoio das TVs, rádios e imprensa no geral. Isso é uma felicidade imensa.”

No evento de apresentação, além de atletas, comissão técnica e patrocinadores, também estiveram presentes a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) e Júlio César Ribeiro (Republicanos), deputado federal.

Casa nova

A casa do Brasília para esta temporada será o ginásio Vera Cruz, localizado na área central da cidade. O local tem capacidade para 1.200 pessoas, sendo 1.000 para o público geral e 200 em área vip.

Além de já ter uma estrutura completa, com vestiário e excelente acesso ao público, o que fez com que o ginásio fosse aprovado pela LNF, o ginásio também vai receber o piso modular oficial da modalidade, presente nas melhores arenas do mundo. Ele é feito de placas de encaixe que podem ser montadas em cima de qualquer piso nivelado em cerca de 4 horas.

Aplicativo

Seguindo o método adotado por equipes como o Brasília Basquete e o Brasília F.C., o BRB/Brasília Futsal também anunciou um aplicativo, que pode ser encontrado tanto para iOS como para Android. Nele, o torcedor pode se associar, comprar ingresso de forma antecipada, adquirir peças do uniforme e também conferir os nomes dos atletas e pessoas da comissão técnica.

Tiago Fernandes, presidente do clube, afirmou estar orgulhoso do espaço que o BRB/Brasília Futsal conquistou, sempre dando espaço também para os ‘pratas da casa’.

Começamos o projeto lá atrás apenas como uma escolinha de futsal para crianças, e agora somos uma potência, sendo a única equipe do DF a conquistar esse espaço

Tiago Fernandes, presidente do Brasília

Quem também esteve presente no evento foi Júlio César Ribeiro, que retoma o cargo de secretário de Esporte e Lazer do DF no próximo dia 3. “Parabéns por essa iniciativa. O Tiago (presidente) é um cara visionário. Ele sempre teve o sonho de ver esse time de futsal representando a nossa capital nos grandes eventos nacionais, perseverou e, com toda a equipe técnica, está realizando o sonho ano após ano”, disse ele.

Paula Belmonte, deputada distrital, também lembrou de como o esporte é uma ferramenta de socialização: “Que vocês brilhem. Vocês já são vencedores, já são referência para muitos outros jovens, e estão ajudando a mudar a vida de suas famílias”, completou.

Atletas

Bruninho (ala/fixo)

Caio Torres (fixo)

Douglas (ala/pivô)

Nino (ala)

Gaby (ala)

Gui Marques (ala)

Jaime (pivô)

Xavier (ala/pivô)

Murilo Borges (fixo)

Pablinho (goleiro)

Xuxa (fixo/ala)

Rodrigo (goleiro)

Pepeto (ala)

Roni (goleiro)

Vitinho (ala)

Direção e comissão técnica

Tiago Fernandes (presidente)

Marcelo Laitano (gerente executivo)

Thiago Solon (diretor de comunicação/imprensa)

Hugo Gomes (preparador de goleiros)

Fábio Gomes (técnico)

Saymon Gomes (preparador físico)

Tiago Fernandes (gerente geral)

Gustavo Gonçalves (fisioterapeuta)

Eduardo Cosentino (fisioterapeuta)

Rafael Rodrigues (fisiologista)

Luiz André Batista (mordomo)

Fábio Gomes, o treinador da equipe, chegou ainda em agosto ao Distrito Federal, após deixar o Marreco, que também disputa a LNF. “Montamos uma equipe competitiva e, além de manter alguns jogadores, fomos atrás de atletas de fora. Teremos responsabilidades grandes pela frente, disputando vários campeonatos”, afirmou o técnico, que finalizou dizendo que não irá faltar empenho e amor à camisa.

A estreia do BRB/Brasília Futsal na LNF será no dia 25 de março, contra o Joinville, fora de casa. Diante dos seus torcedores, a equipe entra em quadra no dia 1º de abril, contra o Magnus.