Divulgação
Adilio, campeão do mundo com a seleção de futsal, em 1989. | Foto: Divulgação

Em busca do hexa da Copa do Mundo de Futsal neste domingo contra a Argentina, o primeiro dos cinco títulos já conquistados pelo Brasil foi justamente na edição de estreia da competição, quando passou a ser organizada pela FIFA. Em 1989, a Holanda sediou o primeiro evento e contou com a força da torcida para ir até a finalíssima, mas acabou derrotada pela seleção brasileira, que contava com um reforço de peso em seu elenco.

Ídolo do Flamengo nos campos, onde participou da histórica geração com nomes como Zico, Junior e Andrade, o craque Adílio integrou a equipe que debutou com sucesso na mais importante competição das quadras.

E ele não foi apenas para compor elenco. Adilio marcou dois gols na segunda fase da competição, um contra a Argentina e outro contra o Paraguai.

Era muita torcida contra. Mas nós tivemos uma torcida especial nossa. O Romário estava na Holanda [jogava no PSV] e foi nos prestigiar, isso ficou marcado para nós. Apesar da maioria ser da Holanda, tinha muitos torcedores do Brasil também. (A final) Foi um jogo muito difícil. O Brasil teve o controle até o final. (…) O título ficou sim marcado

Adílio vestiu a camisa rubro-negra até 1987 e marcou 129 gols, tornando-se o 14º maior artilheiro do clube com 129 gols. Com a camisa rubro-negra, ele conquistou cinco Cariocas (1978, 1979 duas vezes, 1981 e 1986), três Brasileiros (1980, 1982 e 1983), uma Libertadores e um Mundial de Clubes (ambos em 1981). Em 2019, o Flamengo homenageou o ídolo com um busto, esculpido pelo artista Eduardo Santos, em sua sede na Gávea.

O caminho até o título
A primeira Copa do Mundo de Futsal foi realizada entre os dias 5 e 15 de janeiro de 1989, com cinco sedes, e 16 equipes convidadas para participar.

O Brasil ficou no Grupo B e sofreu um revés logo na primeira partida, quando foi superado pela Hungria por 3×2. A reabilitação veio na sequência com vitórias sobre a Arábia Saudita por 8×2, e diante da Espanha por 4×1. Classificado em primeiro lugar, a seleção brasileira derrotou o Paraguai por 5×1 e a Argentina por 6×3, mas uma derrota de 6×3 diante dos Estados Unidos fez com que a equipe se classificasse para as semifinais com a segunda posição no grupo.

E os duelos seguiram apertados. Brasil e Bélgica ficaram no 3×3 e a vitória só veio nos pênaltis, por 5×3. Ao derrotar os americanos com o placar de 2×1, os holandeses confirmaram seu favoritismo para decidir a competição em casa.

No dia 15 de janeiro, a seleção brasileira derrotou a Holanda por 2×1, com gols de Benatti e Raul, com Loosveld descontando, faturando assim o primeiro título da competição organizada pela FIFA, diante de 4,5 mil pessoas em Rotterdam.

Benatti, por sinal, recebeu a “Chuteira de Prata”, como um dos vice-artilheiros do torneio, com seis gols. A “Chuteira de Ouro” ficou com o húngaro Laszlo Zsadanyi, que marcou sete vezes.
Adilio, campeão do mundo com a seleção de futsal, em 1989 — Foto: Divulgação LNF