O Brasil sofreu, mas venceu o Japão por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Sorocaba, na estreia na Copa das Nações de futsal.
Os gols da vitória saíram no segundo tempo dos pés de Matheus e Rafa. A Seleção dominou jogo ao longo dos 40 minutos, mas teve momentos de dificuldade para criar e, em diversas oportunidades, esbarrou no goleiro adversário.
Com a vitória, o Brasil soma os primeiros três pontos no Grupo A da competição, podendo garantir a vaga na semifinal nesta quinta-feira, quando enfrenta a Arábia Saudita.
O torneio está sendo disputado em Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, no interior do estado, até o dia 17 de setembro.
As seleções participantes foram divididas em dois grupos de três equipes cada. Brasil, Japão e Arábia se enfrentam no Grupo A. Já o Grupo B terá disputas entre Irã, Paraguai e Colômbia. Os times jogarão entre si dentro de seus grupos, e os dois melhores avançam para o mata-mata.
Os ingressos para a Copa das Nações de Futsal seguem à venda (clique aqui e veja como comprar). O valor das entradas é de R$ 40. Há opção de meia-entrada no valor de R$ 20, mediante a apresentação de comprovante no dia do jogo ou a doação de um quilo de alimento não perecível.
O jogo
Apesar de amplamente favorito, o Brasil teve dificuldades no início. Embora não tenha sofrido nenhum tipo de pressão dos japoneses, o time comandado por Marquinhos Xavier também não encontrava facilidade para criar chances de gol. Quando elas vieram, faltou pontaria ou pararam nas mãos do goleiro brasileiro naturalizado japonês, Guilherme Kuromoto, como em uma verdadeira bomba de Diego Nunes aos 12 minutos.
Na reta final da primeira etapa, os asiáticos se soltaram e chegaram a finalizar algumas vezes, mas sem levar grande perigo. Do outro lado, Dyego chegou a carimbar a trave e, no rebote, os brasileiros reclamaram muito de um suposto pênalti não marcado em Charuto. No fim, Diego, em linda jogada individual, errou o alvo por muito pouco e o primeiro tempo terminou do mesmo jeito que começou.
Após o intervalo, o Brasil voltou decidido a não decepcionar a torcida e, logo aos três minutos, Matheus aproveitou boa troca de passes para encher o pé e abrir o marcador. O gol deu tranquilidade aos anfitriões, que passaram a dominar ainda mais a partida e enfileirar – e desperdiçar – oportunidades para ampliar o marcador.
O goleiro japonês voltou a aparecer bem várias vezes para evitar o segundo gol brasileiro, como em chutes precisos de Rafa, Willian e Diego Nunes, todos em sequência na segunda metade do período. Aos 14, porém, Rafa recebeu passe pelo alto, fez o pivô e girou batendo firme no cantinho para, enfim, ampliar o marcador.
Depois disso, Charuto e Arthur tiveram boas chances para tornar o placar ainda mais elástico, mas pararam no goleiro ou na falta de pontaria.
Irã vence Paraguai na abertura
Antes de o Brasil entrar em quadra, o Irã venceu o Paraguai por 2 a 1, no jogo de abertura da Copa das Nações. Os gols foram marcados no segundo tempo: com Mohammad Derakhsani e Saeid Ahmad Abbasi abriram vantagem para os iranianos enquanto Espinoza descontou para os sul-americanos no fim.
Com o resultado, o Irã conquista os três primeiros pontos e larga na liderança do Grupo B. A equipe pode confirmar a classificação à semifinal amanhã, diante da Colômbia.
Tabela da Copa das Nações de Futsal
Quarta-feira, dia 13
Irã 2 x 1 Paraguai
Brasil 2 x 0 Japão
Quinta-feira, dia 14
18h30 – Brasil x Arábia Saudita
20h15 – Irã x Colômbia
Sexta-feira, dia 15
18h15 – Japão x Arábia Saudita
20h – Paraguai x Colômbia
Sábado, dia 16
9h – Disputa do 5° e 6°
11h – Semifinal 1
14h – Semifinal 2
Domingo, dia 17
7h – Disputa do 3° e 4°
10h – Final