Leto Ribas
Charuto marcou dois gols diante do Equador | Foto: Leto Ribas

As Seleções Brasileiras Sub-20 e principal estrearam contra o Equador com goleadas nesta quarta-feira, 6, na CONMEBOL Liga Evolução de Futsal Zona Norte, que está sendo realizada no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza. A equipe sub-20 venceu os equatorianos por 5 a 1. Marcaram para o Brasil: Renan (2), Kauã (2) e Kleyton. Já a seleção adulta derrotou o Equador por 6 a 0. Os gols foram de Charuto (2), Higo (2), Ribeiro e um contra.

Comandadas pelo técnico Vanildo Neto, as seleções sub-20 e principal vão enfrentar o Peru nesta quinta-feira (07), no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza.

Seleção Sub-20

A Seleção Brasileira Sub-20 foi a primeira a entrar em quadra e começou o jogo impondo seu ritmo. Antes de completar os dez primeiros minutos de jogo, em uma jogada trabalhada, de pé em pé, Renan dominou de costas para o gol, fez o giro e finalizou na gaveta para abrir o marcador. Faltando seis minutos para o término da primeira etapa, o Equador já havia cometido cinco faltas permitidas. O árbitro marcou falta em Marcolla, e deu tiro livre direto para o Brasil. Na cobrança, Renan não desperdiçou: 2 a 0.

Equipe sub-20 venceu os equatorianos por 5 a 1. Foto: Leto Ribas

.

Na volta do intervalo, com nove minutos de jogo, Kauã recebeu de Kaio e partiu para jogada individual pela ala direita. Ele bateu firme de perna esquerda para estufar as redes. Pouco tempo depois, Kauã pressionou a saída de bola, o que resultou em um erro do goleiro, e, com o gol aberto, finalizou para aumentar a vantagem da Amarelinha. Com uma vantagem confortável no placar, o goleiro Kleyton se lançou ao ataque e acertou um belo chute na gaveta para anotar o quinto gol do Brasil na partida. Antes do término de jogo, o Equador chegou a diminuir dando números finais à partida: 5 a 1.

Seleção Principal

Na sequência foi a vez da Seleção Principal enfrentar o Equador. O Brasil abriu o marcador logo cedo, com dois minutos de jogo. Pepita encontrou Charuto atrás da linha de zaga, que dominou e bateu na saída do goleiro. No minuto seguinte, Carlinhos foi derrubado na área, e Charuto ampliou o placar em cobrança de pênalti. Aos sete minutos, Higo fez a roubada de bola e partiu em contra-ataque, puxou para o lado e tocou para Thiaguinho, que não foi fominha e encontrou Ribeiro fechando a segunda trave para bater para o gol sem goleiro: 3 a 0 Brasil. Faltando sete minutos para o fim da primeira etapa, Higo fez uma triangulação com Ribeiro e finalizou para o fundo da rede, deixando a Amarelinha com quatro tentos de vantagem para o intervalo.

Leto Ribas
Seleção adulta derrotou o Equador por 6 a 0 | Foto: Leto Ribas

No segundo tempo o ritmo baixou um pouco, mas a Seleção Brasileiro seguiu em busca de aumentar o placar. Com oito minutos restantes para o fim de jogo, o atleta equatoriano desviou contra o próprio gol para anotar o quinto do Brasil. Na reta final, Higo fechou o placar.

Sobre a competição

A competição conta com cinco seleções que se enfrentam nas categorias Sub-20 e Principal, no período de 6 a 10 de novembro, na capital cearense. O torneio tem participação de Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia e Equador, com jogos nas categorias Sub-20 e Principal. O Brasil é o atual campeão absoluto do continente.

A competição é realizada em uma única fase, onde todas as equipes se enfrentam em jogo único dentro de sua categoria, e suas pontuações são somadas ao fim dos duelos.