Brasil x Argentina
Domingo 6 de outubro
Final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA™
Humo Arena, Tashkent
Início de jogo
12:00 em Brasília
12:00 em Buenos Aires
20:00 em Tashkent
Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA
Brasil (1º)
Argentina (5º)
Estatísticas históricas do duelo
66 vitórias do Brasil
9 empates
8 vitórias da Argentina
O Brasil monopolizou esse jogo em sua infância, vencendo suas primeiras 28 partidas. Os últimos 10 encontros entre essas superpotências sul-americanas, no entanto, foram realmente equilibrados, com a Argentina vencendo três, o Brasil vencendo três e quatro terminando empatados. O time de Matias Lucuix derrotou os homens de Marquinhos Xavier por 2 a 1 nas semifinais da última Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
Campanhas
Brasil 10-0 Cuba
Brasil 8-1 Croácia
Tailândia 1-9 Brasil
Brasil 5-0 Costa Rica
Brasil 3-1 Marrocos
Ucrânia 2-3 Brasil
Argentina 7-1 Ucrânia
Argentina 2-1 Afeganistão
Angola 5-9 Argentina
Argentina 2-0 Croácia
Cazaquistão 1-6 Argentina
Argentina 3-2 França
Equipes
Brasil
Técnico: Marquinhos Xavier
Jogadores: Guitta, Roncaglio, Willian, Marlon, Neguinho, Marcel, Dyego, Marcênio, Leandro Lino, Pito, Ferrão, Arthur, Rafa, Felipe Valério
Argentina
Treinador: Matias Lucuix
Jogadores: Nico Sarmiento, Lucas Tripodi, Angel Claudino, Lucas Bolo, Agustin Plaza, Sebastian Corso, Matias Rosa, Luciano Gauna, Cristian Borruto, Kiki Vaporaki, Alan Brandi, Nico Kravetzky, Kevin Arrieta, Pablo Taborda
Líderes em estatísticas das equipes
Gols
Brasil: Marcel (10), Pito (5), Dyego (4), Marlon (4), Neguinho (4)
Argentina: Kevin Arrieta (7), Alan Brandi (7), Matias Rosa (4)
Assistências
Brasil: Arthur (5), Felipe Valério (5), Marcel (5), Dyego (3), Pito (3)
Argentina: Cristian Borruto (3), Angel Claudino (3)
Destaques
Dyego e Leandro Lino, estimados por truques de marca registrada ‘La Dyeguinha’ e os step-overs, têm estado em forma emocionante para o Brasil, enquanto a produção de Marcel tem sido insuportável. Pito, o Melhor Jogador Masculino do esporte, também se declarou em forma e à disposição de Marquinhos Xavier.
Kevin Arrieta, apenas uma adição de última hora ao time argentino, e Angel Claudino têm estado fervendo, enquanto Matias Lucuix também tem considerável poder de pivô à sua disposição na forma de Cristian Borruto, Alan Brandi e Matias Rosa.
Este Superclássico também verá dois goleiros fenomenais, Willian e Nico Sarmiento, se enfrentando.
Aspas
“Um jogo como este, um clássico como este, a Argentina na final de uma Copa do Mundo, não existe jogo maior que este. Acho que os deuses do futsal armaram este jogo, e tinha que ser na final.”
Pito, ponta ou pivô do Brasil.
“Acho que é sem dúvida o maior jogo da história do futsal. Acho que é o sonho de cada pessoa que nasceu na Argentina ou no Brasil. Acho que também é o jogo dos sonhos do mundo inteiro. Argentina contra o Brasil é o maior clássico do mundo, todo mundo quer ver.”
Nico Sarmiento, goleiro da Argentina.
Estatísticas
- O goleiro Guitta, que ajudou o Brasil a vencer na Tailândia 2012, está se esforçando para se tornar o primeiro jogador a levantar o troféu da Copa do Mundo de Futsal da FIFA com 12 anos de diferença.
- Cristian Borruto está pronto para jogar sua 28ª partida na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Ele ultrapassará o brasileiro Fininho e o espanhol Kike e ficará em quarto lugar no recorde de jogadores que participaram do torneio, atrás de Javi Rodriguez (29), Manoel Tobias (31) e Falcão (34).
- O Brasil perdeu apenas um dos últimos 41 jogos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Desde a derrota por 4 a 3 para uma Espanha inspirada por Javi Rodriguez na final de 2000, a Seleção levantou o troféu em 2008 e 2012, foi eliminada nos pênaltis em 2004 e 2016 e perdeu por 2 a 1 para a Argentina nas semifinais de 2021.
- Nico Sarmiento está em busca de uma conquista surpreendente: três prêmios Luva de Ouro adidas consecutivos.