O Brasil se garantiu na semifinal da Copa das Nações de futsal ao vencer a Arábia Saudita por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, na Arena Sorocaba.
Diferentemente da estreia, desta vez a Seleção decidiu o jogo ainda na primeira etapa com gols de Pito (2) e Marlon. O time mostrou uma atuação mais segura e praticamente não sofreu ao longo dos 40 minutos.

O resultado, aliás, garante à Seleção a primeira colocação no Grupo A. Arábia Saudita e Japão disputarão a segunda vaga da chave nesta sexta-feira e o time comandado por Marquinhos Xavier aguarda agora o desfecho da primeira fase para conhecer seu adversário no mata-mata.
O torneio está sendo disputado em Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, no interior do estado, até o dia 17 de setembro. A final será às 10h do domingo e terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular, caso o Brasil chegue à decisão.
As seleções participantes foram divididas em dois grupos de três equipes cada. Brasil, Japão e Arábia se enfrentam no Grupo A. Já o Grupo B terá disputas entre Irã, Paraguai e Colômbia. Os times jogarão entre si dentro de seus grupos, e os dois melhores avançam para o mata-mata.
Os ingressos para a Copa das Nações de Futsal seguem à venda (clique aqui e veja como comprar). O valor das entradas é de R$ 40. Há opção de meia-entrada no valor de R$ 20, mediante a apresentação de comprovante no dia do jogo ou a doação de um quilo de alimento não perecível.
O jogo
Com os sauditas muito fechados, o Brasil começou a partida pressionando bastante e fazendo o goleiro adversário trabalhar. Diferentemente da estreia, porém, o gol não demorou a sair: aos quatro minutos, na jogada ensaiada a partir do escanteio, Marlon pegou de primeira e acertou o cantinho para fazer 1 a 0. Menos de um minuto depois, Pito recebeu completamente livre na área e ampliou.
Os visitantes responderam com Alotaibi, em cobrança de falta ensaiada, mas Willian apareceu bem e fez a defesa. A Arábia Saudita melhorou no jogo e passou a incomodar, levando o técnico Marquinhos Xavier a pedir tempo e pedir que sua equipe retomasse o controle da partida. A “bronca” surtiu efeito e o Brasil voltou a se impor. Tanto é que a um minuto para o fim do primeiro tempo, Matheus achou Pito livre na área e ele emendou um belo voleio para fazer o terceiro.

O Brasil voltou do intervalo ainda com muita superioridade e, logo de cara, teve inúmeras chances para transformar a vitória em goleada. Na segunda metade do período, Lucas Gomes, em rápido contra-ataque, quase marcou, mas errou um alvo. Ao menos, o brasileiro arrancou um cartão amarelo para Alqarini, que tentou parar a jogada. Pouco depois, o próprio fixo foi advertido por uma falta tática para interromper o ataque saudita.
A Arábia chegou perto do gol com Alqarini, que parou na trave. Depois disso, a Seleção apenas administrou o resultado até confirmar a vitória e a liderança da chave.
Irã vence Colômbia e se classifica
Com gols de Derakhshani e Parsapour no minuto final, o Irã venceu a Colômbia por 2 a 0 e garantiu a primeira colocação do Grupo B. Os asiáticos aguardam agora a definição do segundo colocado do outro grupo para conhecer o adversário da semifinal.
A Colômbia, por sua vez, enfrenta o Paraguai pela classificação. Quem vencer, avança para enfrentar o Brasil. Em caso de empate, os paraguaios vão à próxima fase.
Tabela da Copa das Nações de Futsal
Quarta-feira, dia 13
Irã 2 x 1 Paraguai
Brasil 2 x 0 Japão
Quinta-feira, dia 14
Brasil 3 x 0 Arábia Saudita
Irã 2 x 0 Colômbia
Sexta-feira, dia 15
15h – Japão x Arábia Saudita
16h30 – Paraguai x Colômbia
Sábado, dia 16
9h – Disputa do 5° e 6°
11h – Semifinal 1
14h – Semifinal 2
Domingo, dia 17
7h – Disputa do 3° e 4°
10h – Final