A paixão pelo futebol no Marrocos tinha o certificado de insano certificado. Não poderia, sentiu Soufiane Borite, ficar mais intensa. Então veio a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022.
Primeiro, Borite viu seu bom amigo Nayef Aguerd e seus companheiros Atlas Lions liderarem um grupo composto por Kevin De Bruyne e Bélgica, Alphonso Davies e Canadá, e Luka Modric e Croácia. Então, ele os testemunhou eliminar Rodri, Gavi, Dani Olmo, Nico Williams e Espanha nas oitavas de final, e afundar Ruben Dias, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Portugal para se tornar a primeira nação árabe e africana a chegar às semifinais da competição. A popularidade do futebol atingiu alturas estratosféricas em casa.
Borite agora quer ajudar a escrever uma sequência na quadra. O Marrocos, nos últimos dois anos, se transformou em um dos conjuntos mais formidáveis e, sem dúvida, mais emocionantes do planeta. Agora, eles tentarão fazer história na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™ e, consequentemente, explodir o amor dos marroquinos pelo esporte.
FIFA: Marrocos empatou com Portugal, deu um jogo muito difícil para o Brasil nas quartas de final. O que você achou da campanha do Marrocos na Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2021?
Soufiane Borite: Foi uma campanha histórica para o futsal marroquino. Em 2012 e 2016, o Marrocos perdeu todas as três partidas na Copa do Mundo. Nosso primeiro objetivo era conseguir nosso primeiro ponto na Copa do Mundo. Conseguimos cinco pontos. Empatamos por 3 a 3 com Portugal, que acabou ganhando o título. Foi uma performance incrível da nossa parte. Jogamos bem contra a Venezuela nas oitavas de final, vencemos por 3 a 2. Contra o Brasil, estávamos jogando contra um dos maiores times de futsal. Acho que nos faltou experiência e, para ser honesto, acho que estávamos um pouco assustados. Assim que o jogo acabou, lamentamos não jogar da maneira que podíamos. Mas não jogamos da melhor forma e perdemos apenas por 1 a 0, então acho que podemos tirar pontos positivos disso. No geral, acho que foi uma ótima campanha. Acho que todos ficaram satisfeitos e agora esperamos fazer melhor no Uzbequistão.
Marrocos tem estado em chamas nos últimos anos. Você pode nos contar sobre a diferença entre o time de três anos atrás e agora?
Acho que há uma diferença enorme. Melhoramos muito. Mudamos quatro ou cinco jogadores desde a última Copa do Mundo. Temos alguns jogadores jovens realmente bons. A federação marroquina tem dado muito interesse ao futsal. Eles estão tentando fazer da seleção uma das melhores do mundo. Tivemos muitos acampamentos, jogamos muitos amistosos. Antes da última Copa do Mundo, acho que jogamos apenas quatro amistosos. Temos 11 escalados antes deste. Faz uma grande diferença.
Você acabou de ganhar dois amistosos consecutivos contra o Afeganistão. O que achou desses jogos?
Não foram jogos fáceis. Fiquei muito impressionado com o Afeganistão. Eles são muito bons defensivamente. Vencemos por 4-1 e 5-2, mas ambos os jogos ficaram 0-0 por um longo tempo. Acho que o Afeganistão vai se sair muito bem na Copa do Mundo. No geral, vencemos os dois jogos, que era nossa meta, e aprendemos com eles.
Marrocos encantou o futsal mundial nos últimos dois anos. Você acha que joga o futsal mais bonito do planeta?
Acho que sim. Temos um estilo de jogo diferente. Jogamos muito com uma [formação] 4-0. Não usamos muito o pivô. Acho que qualquer time do mundo acharia nosso estilo de jogo um problema. O mais importante é ganhar jogos, mas também gostamos de entreter os torcedores. Acho que há outras seleções nacionais que jogam um futsal bonito, mas acho que jogamos o mais bonito.
Marrocos caiu em um grupo muito difícil no Uzbequistão 2024. O que você achou do sorteio?
Acho que temos um dos grupos mais difíceis. O Tajiquistão é muito bom. Nós os assistimos na Copa da Ásia. Eles quase chegaram à final, mas perderam nos pênaltis para a Tailândia. Jogamos contra o Panamá na Copa do Mundo em 2012. Estávamos ganhando por 3 a 0, mas acabamos perdendo por 8 a 3. Acho que eles se tornaram muito bons nos últimos anos. Portugal é Portugal, o atual campeão mundial. Fisicamente, taticamente e mentalmente, eles são muito fortes. Eles têm jogadores excelentes em todas as posições. No papel, eles são um dos favoritos para ganhar o título. Mas acredito em nossos treinadores e jogadores, e acho que temos uma chance de chegar à próxima fase.
Dois desses jogadores de destaque são Pany Varela e Zicky…
Eles são dois dos melhores jogadores do mundo. Pany tem habilidades notáveis, ele é ótimo em situações de um contra um. Zicky é um jogador incrível. É incrível como ele ainda é jovem. Em 2021, quando ele tinha 19 anos, eu o marquei. Consegui não deixá-lo marcar, mas ele era extremamente difícil de marcar. Ele é tão, tão forte e tem habilidades maravilhosas. Eu sei que ele vai me dar, nos dar muitos problemas. Faremos o nosso melhor para limitar o dano que ele causa.
Marrocos tem um dos melhores jogadores do mundo. O que você acha de Soufiane El Mesrar?
Ele é meu amigo, meu companheiro de quarto. Ele foi recentemente nomeado um dos 10 melhores jogadores do mundo, e ele merecia ser. Ele é um jogador magnífico. Ele é o maior artilheiro do Marrocos [de todos os tempos]. Ele marca gols, ele cria gols, ele é muito inteligente. Ele ganhou a liga na França, ele chegou à final four da Liga dos Campeões alguns anos atrás com a ACCS.
Qual é a meta do Marrocos no Uzbequistão 2024?
Temos uma grande responsabilidade. Precisamos fazer melhor do que fizemos na Lituânia, então nossa meta é pelo menos chegar às semifinais. Isso será muito difícil porque hoje em dia você tem muitas seleções muito fortes, mas acreditamos em nossos treinadores e jogadores e daremos tudo de nós.
Você se inspira nas performances do Marrocos no Catar 2022?
Absolutamente, nós tiramos muita inspiração disso. Somos próximos dos jogadores de futebol da seleção nacional. Temos acampamentos na mesma área. Nós conversamos com eles. [Nayef] Aguerd é um amigo próximo meu. Falei com ele sobre as grandes performances da equipe na Copa do Mundo. Elas realmente nos inspiraram, nos deram muito poder e motivação. As pessoas já eram loucas por futebol no Marrocos. Depois do que a equipe fez no Catar, isso tornou a paixão ainda maior. É enorme. A paixão pelo futsal está apenas começando, mas as pessoas já estão ficando animadas com isso. Espero que se pudermos chegar às semifinais no Uzbequistão como a seleção de futebol fez no Catar, isso tenha um grande impacto.
Quem você classifica como o melhor jogador do mundo?
Antes de se machucar, Ferrão era o melhor do mundo para mim. Ele teve muitas lesões nos últimos anos. Agora eu diria que Pito é o melhor. Ele é incrivelmente habilidoso, rápido, você nunca sabe o que ele vai fazer. Ele também pode jogar em diferentes posições – como pivô, na ponta.