
Não é todo dia que um campeão da LNF abre as portas da casa e serve um café para um bate-papo aberto sobre o futsal. Foi esse o privilégio de Billy, durante a gravação do segundo episódio da série “Billy na Estrada”. Depois de Lenísio, agora foi a vez de conversar com Leco, em um bate-papo exclusivo e na íntegra somente para os Membros do Canal da LNFTV no YouTube.
“Uma das coisas que o futsal tem é a proximidade com os meios de comunicação, ao contrário de outras modalidades” destaca o jogar do Jaraguá, ídolo do atual campeão da LNF, mas também do rival Joinville, por quem levantou a taça em 2017.
Na conversa é possível perceber o porquê do sucesso da carreira de Leco. A preocupação com a profissão que escolheu não se resume apenas ao jogo. No Jaraguá, pôde acompanhar a transformação do clube de 2020 até o título na temporada passada.
Leco se preocupa com a formação de um novo público. Observa que os jovens têm mais opções do que antigamente e por isso o futsal deve estar atento às inovações e à agilidade para prender a atenção da gurizada. “Reflexão e ação” é um resumo do que prega para o que acredita ser a cultura e a tradição do esporte mais praticado nas escolas do Brasil.
Quando o assunto é para quem realmente toca o futsal, ele aponta para a importância de figuras como Lenísio em um vestiário. Aponta também para o desafio de comercializar uma modalidade regionalizada hoje, mas com necessidade de nacionalização no futuro. “Profissionalização e credibilidade” é outro resumo do que acredita.