Aos 41 anos, Roberto Samuel de Castro, o “Betinho”, se prepara para assumir em breve o maior desafio da carreira de treinador. Ventilado desde outubro, ele teve o nome anunciado no Pato e terá a missão de substituir Pedro Garcia.
O então auxiliar-técnico e responsável pelas categorias de base dirigiu a equipe desde julho, com a demissão de Sérgio Lacerda. Então interino, convenceu tanto que terminou a temporada no cargo – fazendo com que a diretoria pensasse noutro profissional somente para 2024. Mesmo com o título do Campeonato Paranaense, Pedro decidiu permanecer no Pato como auxiliar e gerindo a base.
Em entrevista ao JdeB, Betinho avaliou o desafio de substituir um “interino-permanente” de sucesso. “Assumir uma equipe com a grandeza do Pato é um orgulho e satisfação pra qualquer técnico. Sei da responsabilidade, porém também sei que temos que trabalhar sempre no limite para fazer um grande trabalho e dar continuidade no que foi feito nesta temporada. Prometo muito empenho e dedicação para buscar nossos objetivos da temporada.”
Formação do plantel
Nas últimas semanas, o Pato anunciou renovações com Caio Barros, Duduzinho, Ian, Gê, Alysson e Adenilson. Chegaram o ala Ewerton (ex-Minas Tênis-MG), o fixo Jhoy (ex-Joaçaba-SC) e Malinha. O último se destacou pelo Mangueirinha, pelo qual marcou 22 gols no ano. Ele tem 31 anos e possui duas passagens pelo Pato: entre 2011 e 2013, além de 2017.
Embora anunciado apenas na véspera do natal, Betinho participou do planejamento pato-branquense nas últimas semanas e deu o aval para as contratações. “Mantemos uma base campeã do Paranaense e estamos nos reforçando com atletas que têm o perfil do Pato.”
Brasileirão de Futsal x LNF
Convidado para disputar o Brasileirão de Futsal, competição que a Confederação Brasileira da modalidade (CBFS) estreará em 2024, o Pato optou em priorizar a Liga Nacional. Betinho, que já acompanhou quebras de braço parecidas no passado – como torneios simultâneos no Rio Grande do Sul e no próprio Paraná – opinou sobre o tema. “Sei que a Liga é o carro chefe do futsal nacional. Entendo que o Campeonato Brasileiro vem pra fortalecer a modalidade. É um ano de experiências e vou estar atento à evolução da nova competição, torcendo que seja brilhante como já é de tradição a LNF.”
Na temporada que se anuncia, o Pato terá, também, o estadual, a Taça Brasil e a Supercopa. E, caso vença esta última, jogará a Libertadores. O calendário cheio é a justificativa pela recusa ao Brasileirão. “Manter um clube deste tem um custo elevado. A diretoria e a comissão técnica precisaram priorizar algumas competições. Quem sabe, num futuro próximo, possamos participar de outros eventos.”
A pré-temporada do Pato deve começar na segunda quinzena de janeiro – até lá, Betinho seguirá curtindo as férias em Videira (SC), onde nasceu. Ainda não foram divulgados os amistosos e torneios-inícios que o clube disputará.
Em 2023, Betinho comandou o São Miguel no ano de retorno à elite do futsal paranaense. Agora, irá substituir o aclamado Pedro Garcia no Pato. Foto: Reprodução/São Miguel Futsal