LNFS

Óscar Muñoz, do BeSoccer CD UMA Antequera, pressiona Lucas Trípodi, do Inter FS. Foto: LNFS

A balança caiu para o lado interista em uma emocionante primeira semifinal da Supercopa da Espanha de 2023. A equipe de Pato passou nos pênaltis para lutar pelo décimo quinto título nesta competição contra um BeSoccer CD UMA Antequera que vendeu sua pele por um alto preço. Depois de um primeiro tempo sem gols, no segundo os dois times partiram em uma troca constante. O Inter FS chegou a chegar à vantagem por quatro vezes, mas os homens de Tete sempre reagiram e voltaram a empatar. Com goleiro-jogador, David Velasco acertou o placar de 3 a 3 a dois minutos do fim, mas Cecilio, no contra-ataque, devolveu a vantagem aos madrilenhos. Faltando apenas 17 segundos para o fim, Cobarro mandou a partida para os pênaltis, onde surgiu a figura de Jesús Herrero para parar três dos quatro chutes e classificar seu time para a grande final.

A primeira semifinal da Supercopa da Espanha de 2023 enfrentou o BeSoccer CD UMA Antequera, campeão da última edição da Copa del Rey, e o Inter FS, vice-líder do campeonato regular 2021/22. Numa primeira parte sem golos, alternaram-se fases de claro domínio interista com outros momentos de certo descontrole do jogo. Tudo isto, com Juan Antonio Conejo, goleiro do Málaga, como protagonista principal.

As duas contratações de inverno estrearam-se na equipa de Pato: Rubi Lemos, extremo do Levante UD FS, e o brasileiro Rafael Noguera da Silva, mais conhecido como Fits. Ele acaba de desembarcar na Espanha após uma breve passagem pelo Anderlecht, e sua presença foi notada porque era o jogador que todos procuravam no Inter FS. Da posição de pivô, ele deixou detalhes do que pode contribuir com aquelas movimentações desequilibradas e com aquele jogo de costas tão difícil de defender. Num grande gesto técnico, assistiu Raúl Gómez de calcanhar para a primeira oportunidade clara do jogo, travada por Conejo.

Outro brasileiro, Carlão, deu um dos chutes mais certeiros de todo o primeiro ato, desvencilhando a pressão da UMA com um giro sensacional, depois cruzando o campo e dando para Cecílio, que cruzou longe e o chute saiu na trave. Com o passar dos minutos, a superioridade do Inter FS foi ficando mais clara, mais opressiva para um rival afundado na sua área e sem conseguir recuperar e correr, como gosta Tete. O trabalho de Conejo foi se acumulando e ele salvou sua equipe ao parar um cara a cara de Raya e um chute de Raúl Gómez pela frente. Depois de uma jogada confusa que terminou com a bola a bater na trave, a meio da primeira parte, o treinador do BeSoccer CD UMA Antequera expirou. As indicações de Tete serviram para a sua equipa conter o rival. Passou o momento mais delicado e o jogo entrou em outra fase, com menos posse de bola do Inter FS e mais idas e vindas. .

O Coelho continuou a resolver o perigo do Inter FS, negando por duas vezes o golo a Raya, que tentou de longa distância. Também um remate de Raúl Gómez na curva. Nos minutos finais do primeiro ato, Jesús Herrero conduziu a bola para o campo adversário, dividindo a defesa, e deu uma assistência para Carlão, que errou o um a um. No contra-ataque, Óscar Muñoz perdoou o passe de Alvarito com um chute que passou por cima do travessão com o goleiro quase batido.

Os gols que não caíram nos primeiros vinte minutos vieram em cascata com o recomeço da partida, em duas ações de bola parada. Logo no início, o Inter FS aproveitou um erro da defesa do Málaga ao defender um escanteio. A tábua de Pato funcionou para que Carlão, com um passe ao segundo poste, encontrasse Cecílio desmarcado e fizesse 1 a 0. Mas no minuto seguinte, os madrilenos cometeram falta em situação de perigo. O capitão do BeSoccer CD UMA Antequera, Miguel Conde, rematou ao fundo das redes com um remate rasteiro, forte e ligeiramente centrado, mas mesmo assim Jesús Herrero não conseguiu desviar.

No frenesi do segundo tempo, Jesús Herrero defendeu no um a um contra Pablo Ordóñez e, na área oposta, Conejo defendeu para evitar o gol de Fits. O brasileiro, novamente gerando muito perigo, conseguiu se desvencilhar do marcador e ir em direção à perna boa, o pé esquerdo, mas não conseguiu vencer o goleiro. Mas logo depois o Inter FS voltou a se adiantar, numa transição iniciada e finalizada por Drahovsky. O eslovaco se antecipou, recuperou a bola e combinou com Raya, cujo chute foi desviado pelo goleiro. À entrada da baliza, demonstrando o seu olfacto à frente da baliza, Drahovsky apareceu para fazer o 2-1.

A semifinal foi linda, com Conejo evitando males maiores para a UMA, defendendo um voleio de Martel, um cara a cara de Sepe e um chute de longe de Lucas Trípodi. Mas os homens de Tete estavam longe de morrer: Carlão, com alguma sorte, desviou um remate de Pablo Ordóñez que escapou para a baliza após atingir o guarda-redes. BeSoccer CD UMA Antequera colocou as tabelas no placar através de seu capitão, um Miguel Conde que se destacou como um dos grandes protagonistas da tarde em Alzira marcando um golaço: um corte impressionante, cortado, para deixar Lucas Trípodi para trás e definição com seu pé esquerdo para vencer Herrero.

Chegou um momento chave do jogo: os málaganos, com a moral nas alturas, inclinaram o campo a seu favor. Novamente Miguel Conde dirigiu as operações, avançando para o campo oposto e auxiliando Pablo Ordóñez, que não conseguiu vencer Jesús Herrero. Mas na continuação da ação, Fits claramente dominou o jogador BeSoccer CD UMA Antequera. A equipa de Málaga solicitou revisão da arbitragem em vídeo e os árbitros não hesitaram em apontar a marca de penálti. Miguel Conde, em busca do hat-trick, assumiu a responsabilidade, mas Jesús Herrero parou o remate.

Poucos segundos depois, passou de um possível 2-3 para os de Antequera para 3-2 para os de Torrejón de Ardoz. De resto, com uma dose de azar porque foi um autogolo de Alvarito, que desviou um remate de Rubi Lemos para a baliza. Com vantagem para o Inter FS, as chances não pararam. A cinco minutos do fim, Tete ousou com o jogo de cinco a quatro. O resultado, imbatível, pois após um desconto de tempo, David Velasco marcou o empate. O treinador do BeSoccer CD UMA Antequera empatou a jogada, na qual Burrito rematou ao segundo poste onde, graças a números superiores, Velasco apareceu sem marcação. A alegria dos universitários se transformou em mais inquietação quando eles se viram novamente a reboque faltando apenas 50 segundos para o fim. Não frearam a transição ofensiva do Inter FS, Lucas Trípodi desvencilhou o zagueiro com um passo, chutou a gol, Conejo parou, mas Cecilio pegou o rebote e fez 4 a 3. Mas neste jogo sempre havia mais uma reviravolta. Raya cometeu uma falta perigosa, viu o segundo cartão amarelo e deu ao BeSoccer CD UMA Antequera a chance de empatar. O placar voltou a funcionar: Miguel Conde cobrou falta, Burrito mandou ao segundo poste e, após primeira tentativa de Pablo Ramírez, Cobarro marcou de gol vazio e mandou a primeira semifinal para os pênaltis.

Na tanda, o herói da tarde seria Jesús Herrero. O goleiro de 36 anos defendeu três dos quatro remates do BeSoccer CD UMA Antequera. Só não parou, embora tenha tocado, primeiro, por Quique Hernando. A partir daí, ele parou todos, Pablo Ordóñez e A Cobarro, enquanto seus companheiros Lucas Trípodi, Cecilio, Raúl Gómez e Eric Martel marcaram os seus. Assim, o Inter FS lutará neste domingo pelo décimo quinto título da Supercopa da Espanha, enquanto o BeSoccer CD UMA Antequera deixa o Alzira de cabeça erguida.