
Adolfo, do Barça, comemora gol na final da Copa da Espanha de 2022. Foto: LNFS
O Barça foi proclamado campeão da XXXIII edição da Copa da Espanha realizada em Jaén. O título conquistado na Olivo Arena este mês é o segundo deste 2022 depois de vencer a Supercopa da Espanha em fevereiro passado. O início do que poderá ser um novo ciclo hegemónico para os barceloneses que, depois de campeões de inverno, procuram fechar esta época com a conquista da Liga e da UEFA Futsal Champions League.
A Andaluzia está presente no início de uma nova hegemonia. Primeiro o Palacio de los Deportes em Jerez de la Frontera e agora a Olivo Arena em Jaén colocaram o Barça em uma posição de reinado. A entrada de 2022 e com ela um período decisivo do atual ano desportivo veio manifestar a posição de superioridade da equipa liderada por Jesús Velasco sobre os seus concorrentes.
Em fevereiro passado a luta pelos títulos foi inaugurada com a primeira das quatro finais marcadas até o final da temporada. Em Jerez, a equipa de Ciudad Condal não deu hipóteses aos rivais, conquistando a Supertaça de Espanha, a terceira de toda a sua história, e com ela o início de um novo período de esplendor no Cam Barça. Com o primeiro título em jogo da temporada nas mãos do time blaugrana, o time de Jesús Velasco encarou a partida da copa como um dos favoritos para o torneio.
Seus precedentes, o título da Supercopa junto com o início avassalador na Liga, onde conseguiram se tornar campeões de inverno, foram endossados em Jaén. Na Olivo Arena, o plantel catalão, apesar do nível dos seus rivais, conseguiu conquistar a sua segunda Taça de Espanha de Futsal e assim dar continuidade aos títulos conquistados pela equipa blaugrana no atual percurso onde ainda pode estender a dois mais o que foi alcançado com a disputa da Final Four da UEFA Futsal Champions League e o mais provável Play Off pelo título da Primeira Divisão.
Temporada 2021/22, o olhar sobre dois ciclos hegemônicos anteriores
O ano letivo de 2021/22 faz uma retrospectiva de uma década na história da seção de futsal do Barça. Uma temporada histórica que, como a atual, começou com a equipe blaugrana vencendo os dois primeiros torneios que disputou naquele mesmo ano: a Copa da Espanha e a UEFA Futsal Champions League. Uma temporada de ouro no Cam Barça, à qual conseguiu somar o título da Copa de SM El Rey e o de Campeão da Primeira Divisão, completando com a conquista da Supercopa da Espanha no mês de setembro do mesmo ano. Então, aquele campeão do Barça liderado por Marc Carmona fechou uma época de ouro para o Barça, conseguindo estabelecer sua hegemonia não apenas na Espanha, mas também na Europa.
Do Barça de Marc Carmona ao Barça de Andreu Plaza há uma diferença de sete anos. O fechamento de um ciclo vencedor é somado à abertura de um novo. Precisamente com a Taça de Espanha como protagonista, a conquista do título em 2019 pelo plantel catalão serviu para confirmar a sua hegemonia no Futsal espanhol, estando em jogo campeões dos últimos cinco títulos nacionais. De março de 2019 com a conquista da Copa da Espanha até um ano depois, o Barça adicionou a Liga, a Copa SM El Rey e a Supercopa da Espanha às suas vitrines.