LNFS

Os jogadores do Barça comem um gol. Foto: LNFS

Depois da conquista da Supertaça de Espanha e da eliminação na UEFA Futsal Champions League em novembro passado, o principal objetivo do Barça neste ano que agora se inicia terá de ser a conquista de dois três títulos nacionais em disputa para completar o seu poker, como aconteceu em 2019 Na Copa del Rey está classificado para as oitavas de final, na qual enfrentará a Sala 10 Zaragoza no dia 25 de janeiro. Em apenas um mês, em meados de fevereiro, buscará revalidar o título da Copa da Espanha, sendo que na competição da Liga continua na liderança, e com cinco vitórias consecutivas.

O que chama a atenção na temporada do Barça é que o único borrão não é a derrota, é o empate. Aquele empate, 5-5, frente ao Anderlecht na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, que acabou por significar a eliminação do máximo da competição continental para a melhor “média de golos” da seleção belga. O brasileiro Fits, agora jogador do Inter FS, destruiu a festa do Barça com um golo não final que empatou um jogo em que o Barça venceu por 5-2. . Tanto o Barça tentou bater, estendendo-se antecipadamente nos últimos minutos para 7-2, mas ficou a apenas um golo de ir para as meias-finais, onde defrontará uma equipa espanhola, ou o Mallorca Palma Futsal. Da mesma forma, a equipe de Jesús Velasco não poderá revalidar o cetro europeu,

Para já, o primeiro troféu da temporada está na manga, a Supertaça de Espanha, conquistada ao derrotar o ElPozo Murcia Costa Cálida a meio-de-final (5-0 ao intervalo e 7-2 na final) e ao taco do Inter FS no final deste domingo. Quer o Barça conquiste o título ou vença os dois clubes com mais história no futsal nacional, agora a equipa blaugrana entrou para a lista completa de títulos conquistados nos últimos doze anos.

O próximo título em disputa pela equipe de Jesús Velasco é a Copa da Espanha, que será disputada entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2023, em local ainda desconhecido. O que é certo é que o Barça será cabeça-de-chave depois de terminar em primeiro na primeira rodada da Primeira Divisão. Da mesma forma, evitará o Mallorca Palma Futsal, vice-líder do campeonato, numa hipotética final. O Barça buscará seu sétimo título de copa, ou quarto em cinco anos, depois de duas conquistas em 2011, 2012, 2013, 2019, 2020 e 2022. Jaén FS, Inter FS, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, ElPozo Murcia Costa Cálida e BeSoccer O CD O UMA Antequera também está classificado para esta competição, que o Barça venceu na temporada passada com uma surreal cobrança de pênaltis contra o tempo presumido: 3-3 (7-6).

Antes da disputa da Copa da Espanha, o Barça está comprometido com mais uma competição de nocaute, a Copa del Rey. Aliás, é o único troféu que lhes escapou na temporada passada, quando perderam nos pênaltis nas oitavas de final contra o Real Betis Fustal. Recordo que a equipa do Barcelona é a equipa com mais títulos da história da competição, que está há duas temporadas sem vencer e que o único a bater foi Jesús Velasco, a motivação deve ser máxima. Como campeão do campeonato, ele irá direto para as oitavas de final. Este terá seu primeiro obstáculo de acordo com o título, Sala 10 Zaragoza. Apesar de enfrentar um tempo na Segunda Divisão, ou o Barça foi advertido porque o tempo de Maño foi imbatível na eliminatória anterior contra um tempo histórico, ou ElPozo Murcia Costa Cálida, na disputa de pênaltis. A partida será feita na semana de 25 de janeiro no CDM Siglo XXI em Zaragoza. Se o Barça continuar na frente, enfrentará as quartas de final, que acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro, e a ‘final four’, com o mesmo formato da Supercopa da Espanha, nos dias 1 e 2 de abril.

O revés na UEFA Futsal Champions League não foi notado na competição da Liga, onde o Barça lidera a Primeira Divisão com 37 pontos. Está a 4 pontos do segundo classificado, o Mallorca Palma Futsal. O objetivo na segunda fase não deve ser mais um sénior a qualificar-se para o Play Off pelo título sem incidentes e conseguir uma boa classificação para os oitavos de final. A equipa culé é a principal candidata à conquista do campeonato regular e também à vantagem de campo nas eliminatórias. Para já, só perdeu em três jogos, dois quinze realizados em toda a primeira jornada: perdeu no Palacio de los Deportes, em Múrcia, com o ElPozo Murcia Costa Cálida (2-1), à 5. ª jornada; Também perderam em casa, em Son Moix, com o Mallorca Palma Futsal (4-2), na décima jornada, e empataram em casa com o Jaén FS (1-1), na nona jornada. Em todos os outros jogos estamos três a três. Aliás, terminou o ano de 2022 com cinco vitórias consecutivas, regressando assim à eliminação na UEFA Futsal Champions League. Venceu Real Betis Futsal (6-3), Xota FS (1-3), Jimbee Cartagena (8-1), Quesos El Hidalgo Manzanares (3-6) e Inter FS (3-1), e a equipa conseguiu distanciam-se -Mallorca Palma Futsal e Jimbee Cartagena, que se tornaram co-líderes, e sobretudo garantem esta posição de Campeão de Inverno. No sábado, 14 de janeiro, começa para eles a segunda rodada, recebendo o Industrias Santa Coloma no Palau (17h00, LaLigaSportsTV). Mas o momento crucial do campeonato virá a partir de 24 de maio, quando começa o Play Off pelo título, que pode durar até 28 de junho.