LNFS
Sergio Lozano e Dyego conquistam o título da Copa do Rei

Primeiro foi a eliminação na UEFA Futsal Champions League. Mais tarde, na Copa da Espanha. Pelo meio, lesões de jogadores importantes como Ferrão ou Dyego. Nas semifinais, Sergio Lozano sofreu uma nova lesão no joelho direito. E apesar de tudo isto, venceu com alguma facilidade o Mallorca Palma Futsal e bateu um duro Jimbee Cartagena na final para dedicar o título ao seu capitão e conquistar o segundo troféu da temporada, depois da Supertaça de Espanha.

Nos esportes, a sorte nem sempre cai do seu lado. O Barça comprovou-o, e também Jesús Velasco, que depois de uma temporada praticamente de sonho, 2021/22, teve de continuamente evitar obstáculos neste percurso. Mas apesar de tudo isso, ele já tem dois títulos na bagagem.

Eles começaram o curso com a aspiração de igualar ou até superar a temporada passada. Mas aquela disputa de pênaltis que os favoreceu na final contra o ElPozo Murcia em 2022, saiu coroa este ano. Esses pequenos detalhes caíram do lado do rival em momentos específicos, embora na Liga mantenham um nível excepcional. A Taça de Espanha escapou-lhes, nas grandes penalidades, frente ao Inter FS numa edição que o Jaén FS acabaria por vencer. E falharam a UEFA Futsal Champions League, devido ao golo marcado no empate frente ao Anderlecht.

Na Liga, eles perderam apenas quatro jogos e olharam para os rivais pelo espelho retrovisor durante toda a temporada. Com três desaires nas últimas cinco jornadas desperdiçou parte do seu colchão e o Mallorca Palma Futsal chegou perto de um único ponto e por isso chegou a esta Final Four com dúvidas. Mas eles superaram essas vicissitudes e mais algumas que encontraram ao longo do caminho. Em Antequera conquistou o segundo título da temporada. Em janeiro, eles venceram a Supercopa da Espanha no Alzira, dando um tremendo sentimento de superioridade. Eliminou o ElPozo Murcia Costa Cálida nas semifinais (7-2) antes de derrotar o Inter FS na partida pelo título por 3-5.

Semanas depois, começou o caminho para sua oitava Copa del Rey. E começou com sustos, porque o Sala 10 Zaragoza, time da Segunda Divisão, levou o time para a prorrogação na partida das oitavas de final. Os gols de Pito e Sergio Lozano, além dos quarenta no jogo, permitiram que eles passassem pela eliminatória com muito sofrimento. Nas quartas de final, tiveram uma noite mais tranquila: no Palau Blaugrana derrotaram o campeão da Copa da Espanha, Jaén FS, por 7 a 2. Chegaram a Antequera com toda a equipa. Porque entre dezembro e fevereiro arrastaram uma lista de baixas que condicionaram o seu desempenho, embora na Liga tenham mantido a fasquia muito alta. Ferrão, ausente por três meses, não conseguiu ajudar seus companheiros na Copa da Espanha. Nesta Final Four tem sido decisivo, recuperando o nível que o levou a ser o pivô mais decisivo da nossa Liga. Dyego também faltou ao compromisso em Granada devido a uma rotura fibrilar. Aqui todos eles vieram na íntegra. E nas semifinais, a joelhada de Sergio Lozano voltou a causar problemas.

O capitão do Barça aguarda exames médicos para confirmar a extensão da lesão. Ele já superou três lesões nos ligamentos cruzados naquele joelho direito que sofreu na partida contra o Mallorca Palma Futsal. Ele sempre voltou mais forte, mostrando o talento de um dos melhores jogadores da última década. Ele já conquistou sete dos oito troféus do Barça nesta competição. É o que mais vezes ganhou, ainda mais do que o resto das equipes juntas.

Seus companheiros dedicaram a vitória a ele, após superar uma final muito complicada contra o Jimbee Cartagena. Apesar do placar de 0 a 2 no intervalo, o time de Melonera empatou o jogo no segundo tempo e levou para a prorrogação. Pito apareceu lá para marcar o gol decisivo e se tornar o primeiro jogador a vencer a Copa del Rey com três camisas diferentes: ElPozo Murcia (2017), Inter FS (2021) e Barça (2022).