
Barça, atual campeão da UEFA Futsal Champions League. Foto: LNFS
Está tudo pronto para o arranque da Liga dos Campeões de futsal da tempoprada 2022/23. E o Barça, atual campeão, iniciará a defesa do título europeu em Malta a partir desta quarta-feira na Rodada Principal da mais alta competição europeia de clubes.
A equipe azulgrana foi pareada no grupo 3, com o esloveno Dobovec, o holandês Hovocubo e o Luxol St. Andrews, que atua como anfitrião. Os três primeiros colocados do grupo avançam para a próxima fase, a Ronda de Elite, que está prevista para acontecer entre os dias 22 e 27 de novembro.
Líder do campeonato, depois de um início com cinco vitórias e apenas uma derrota, o Barça viajou para Malta nesta segunda-feira. E o fez com todos os equipamentos disponíveis, exceto Matheus, que sofreu uma ruptura fibrilar no adutor da coxa direita. O terceiro goleiro da equipe, Àlex Lluch, também viaja. O Barça estreia na próxima quarta-feira, 26 de outubro, contra o Hovocubo, às 16h.
No dia seguinte, quinta-feira e também às 16h00, será a vez de voltar a enfrentar o Dobovec, equipa que pela terceira edição consecutiva cruza o caminho do Barça. Porque já se encontraram nas quartas de final da temporada 2020/21, na Final Eight em Zadar e que terminou com uma vitória catalã (2-0), e na Ronda de Elite do ano passado, também com a vitória do Barça por 8-2.
Para encerrar esta Rodada Principal, os comandados de Jesús Velasco jogam contra o anfitrião, Luxol St. Andrews, no sábado, 29 de outubro, às 19h. Todos os três jogos serão disputados no Tal-Qroqq University Sports Hall em Gzira.
Embora três das quatro equipes se classifiquem, é importante ser o primeiro para futuros pares. Assim, o treinador Jesús Velasco não quer qualquer tipo de descontração: “Todos temos ideias muito claras. Viajamos para Malta determinados o que deveríamos fazer e com vontade de o conseguir”.
Seus jogadores falaram na mesma linha. Ferrão, por exemplo, comentou que “se queremos ganhar a Liga dos Campeões temos de começar desde o início com uma mentalidade de equipa vencedora”, enquanto Pito afirmou que “a época passada não vale nada, porque começámos do zero e, por Então não podemos falhar.”
Já Miquel Feixas também é claro: “É mais difícil ficar do que chegar. Ninguém vai facilitar para nós. Mas temos um grupo muito bom e as coisas vão bem”.
Barça, atual campeão da UEFA Futsal Champions League