As quatro duplas das quartas de final foram resolvidas nas duas primeiras partidas, então já decidimos os dois cruzamentos das semifinais. De um lado, o Barça está medido contra a Inter FS. São os dois clubes com mais títulos nos palmares (6 os catalães, 14 os madrilenos) e dividiram o trono nos últimos doze anos. Por outro lado, Mallorca Palma Futsal e Jaén FS repetem a semifinal do ano passado, com vantagem em quadra para a equipe de Antonio Vadillo. ElPozo Murcia Costa Cálida, Jimbee Cartagena, Viña Albali Valdepeñas e Noia Portus Apostoli já fecham a temporada.

Dos oito que iniciaram o play-off pelo título, há apenas quatro aspirantes a proclamarem-se campeões da Liga. Os quatro confrontos das quartas de final foram resolvidos sem a necessidade de uma terceira partida e três deles garantiram sua melhor classificação na competição regular. O Mallorca Palma Futsal não precisou retornar a Son Moix para deixar Noia Portus Apostoli no caminho. O atual campeão da UEFA Futsal Champions League venceu confortavelmente o primeiro jogo em casa (8-2) e este sábado venceu no prolongamento no Agustín Mourís. Marcelo empatou a partida faltando poucos segundos, mas na prorrogação o gol de Tayebi, após expulsão de Power, virou a balança.

A equipe das Baleares jogará sua quinta semifinal consecutiva no campeonato, a sétima no total. Vai cruzar com o Jaén FS, em nova edição deste duelo, já um clássico nas últimas temporadas. No ano passado, defrontaram-se na mesma ronda, num formato a duas mãos: os jaenenses venceram na Olivo Arena (2-0), mas o Mallorca Palma Futsal virou o empate em Son Moix (6-3) para se apurar para a primeira final da Liga da sua história.

Jaén FS vem de eliminar ElPozo Murcia Costa Cálida. O primeiro percurso de Javi Rodríguez à frente da equipa de presunto termina sem ter alcançado o objetivo de ter conquistado o título. É a primeira vez desde a temporada 2000/01 que eles não se classificam para nenhuma final. O saldo é o seguinte: quartas de final na Liga, semifinais da Supercopa da Espanha, semifinais da Copa da Espanha e eliminado na Copa do Rei na primeira mudança pelo Sala 10 Zaragoza. Escapou ao primeiro jogo pelo mínimo (2-1), com um golo de penálti de Chino. Eles estavam confiantes de que o Palace os empurraria para um terceiro jogo, mas caíram por 1 a 3 na sexta-feira. Os jaenenses estão à beira da sua primeira final da Liga. Eles levantaram três títulos da Copa da Espanha, mas no Play Off seu auge é nas semifinais: 2017, 2019 e 2022.

Barça-Inter, os times com mais títulos

Na outra semifinal, temos uma nova edição daquele clássico entre Barça e Inter FS. A equipe blaugrana resolveu o empate contra o Viña Albali Valdepeñas na Virgem da Cabeza. Venceram por 5-2 no Palau e este sábado, em casa, venceram pelo mínimo num jogo muito divertido. Chegaram a vencer por 3-1, mas os vintners empataram antes do intervalo. Um gol impressionante de Catela, um golpe na equipe, confirmou a classificação para as semifinais da equipe de Jesús Velasco.

O Inter FS foi o único time a ter vencido seu empate, apesar de ter o fator campo contra eles. Os de Pato quebraram a excelente sequência com que Jimbee Cartagena chegou a este Play Off e se vingaram do confronto das quartas de final da Copa do Rei. Eles confirmam que estão indo de menos para mais nesta temporada: o 1 a 3 no Palace permitiu que os interistas voltassem para casa com a possibilidade de fechar. Em um jogo de idas e vindas, eles viram Jimbee ultrapassar uma vantagem de dois gols. Com o 2-4, tudo caminhava para o terceiro jogo, mas os locais forçaram o prolongamento, onde um golo de Cecílio decidiu o cruzamento. Carlos Ortiz, em seus últimos dias como jogador de futsal, voltará a enfrentar o Inter FS, time com o qual conquistou todos os títulos pelas mãos de seu atual treinador, Jesús Velasco. Embora o Barça não queira que a aventura termine aqui: está em busca de seu sétimo título da liga, o terceiro consecutivo.

Barça e Inter já se enfrentaram seis vezes no play-off pelo título. Nas semifinais de 2008, o Inter FS passou. Em 2012, ele se vingou na mesma rodada. Estas duas equipas protagonizaram três finais consecutivas, nos anos dourados da equipa madrilenha (2016, 2017 e 2018), que venceu as três. O último encontro é de 2021, com o Barça a vencer nos quartos de final. Neste ano, eles se enfrentaram na final da Supercopa da Espanha, com vitória do Barça, e nas semifinais da Copa, com uma vitória interista. Então, está tudo muito aberto entre dois clássicos do nosso futsal que aspiram a um novo cetro. A emoção é servida. Restam apenas quatro candidatos para vencer a Liga. Saberemos a solução a partir do próximo fim de semana.

LNFS
Adolfo, jogador do Barça, perseguido por dois jogadores do Inter FS.