LNFS
Claudino, jogador do Viña Albali Valdepeñas, tenta driblar Catela, do Barça

O Barça voltou a ser a fera negra de Viña Albali Valdepeñas. A equipe de Jesús Velasco eliminou a equipa de La Mancha tanto na Taça de Espanha como na Liga. Em ambos os casos, com alguma igualdade, mas com o mesmo sinal. O ambiente da Virgen de la Cabeza igualou forças no passado sábado entre o principal candidato ao título, com autorização do Mallorca Palma Futsal, e uma equipa vitivinícola que chegou com dúvidas a estas eliminatórias e com ausências significativas. A primeira partida (5-2) no Palau confirmou o favoritismo culé, mas na segunda o roteiro foi bem diferente. Embora o Barça não tenha ficado a perder no marcador, o arreón local antes do intervalo despertou o entusiasmo da freguesia vinícola. Foram dois grandes gols, um de Bynho e outro de Claudino, para fazer o 3-3 ao intervalo.

Em um segundo tempo com menos revoluções, um velho conhecido de Viña Albali Valdepeñas resolveu a partida: Catela. O homem de Cádiz assinou um golo impressionante, que entrou pelo plantel, para o jogo terminar 3-4. Mais tarde, ele foi escolhido como o JOMA Star Player da partida. Na primeira parte, outro ex, Sergio González, também havia ultrapassado Edu Sousa, ao receber um passe extraordinário de Carlos Ortiz provocado por um erro na bola que saiu dos comandados de David Ramos. O momento chave foi a expulsão de Dídac: o Barça multiplicou-se na defesa para que o rival não aproveitasse a superioridade numérica e a partir daí o jogo ficou sob o seu domínio.

O registro entre catalães e La Mancha favorece muito o Barça: são 13 vitórias em 15 jogos, tanto na etapa do Andreu Plaza como na de Jesús Velasco. O duelo da Copa da Espanha terminou em 3 a 2 para o Barça. Os catalães, apesar de o sprint final da Liga os ter deixado sem o primeiro lugar, avançam firmes na defesa do título, o que conquistaram nas duas últimas temporadas. A este percurso, de momento, somaram a Supertaça e a Taça do Rei, mas as eliminações na Taça e na Liga dos Campeões dão um significado especial a estes Play Offs pelo título.

Sétimo na Liga e com as quartas de final como teto

O Viña Albali Valdepeñas se despede de sua quinta temporada na Primeira Divisão com o seguinte saldo: eliminado na primeira eliminatória da Copa del Rey nas mãos do Burela FS (3 a 0), sétimo colocado no Campeonato com 45 pontos, quartas de final na Copa da Espanha e quartas de final no Play Off pelo título. Talvez saiba pouco para um time acostumado à felicidade nas últimas temporadas: foi vice-campeão da Liga e da Copa em 2020 e chegou às semifinais do Play Off em 2021 e 2022. Tudo isso em um ano em que foi reforçado com o contratações de Abbasi, Claudino, Bynho, Boyis e Solano. Vale lembrar que não tem contado com o Batería neste confronto das quartas de final. O brasileiro fecha a campanha como artilheiro de sua equipe, com 16 gols. Solano terminou com 14.

Entretanto, o Barça já prepara o confronto frente ao Inter FS, num novo cruzamento entre duas equipas que se conhecem por dentro. Não é mais o time de Ricardinho e companhia. Já Jesús Velasco trabalha como técnico do Barça e enfrentará seus ex-namorados, que chegam com a moral muito alta depois de tirar Jimbee do caminho. Apesar da ausência de Sergio Lozano, os catalães resolveram o primeiro obstáculo ao título sem ter que voltar ao Palau no terceiro jogo.