A equipe do Barça estará na briga pela Liga dos Campeões depois de derrotar o combativo Riga, de Ricardinho, que chegou perto do ponto que precisava.
Com sofrimento, contra uma lenda como Ricardinho, que também jogou pela equipa anfitriã, o Riga letão… o Barça regressa a uma Final Four da Liga dos Campeões. Deixa para trás o revés da temporada passada e desta vez faz o dever de casa, pois estará na luta pelo trono continental, o mínimo para uma equipa deste nível e categoria. A terceira jornada desta Ronda de Elite terminou com um duelo entre as duas melhores equipas do grupo, e o Barça só tinha a vencer. Conseguiram (2-3) numa partida disputada.
As perdas de Velasco continuam a ser numerosas (Álex Yepes, Lozano, Sergio…), mas em momentos como este também surgem grandes jogadores, como Toure, da equipa B, que certamente estará quase totalmente envolvido na dinâmica do primeira equipa após o seu desempenho nas últimas semanas. O Barça começou melhor, mostrando superioridade e tendo as melhores oportunidades até Adolfo abrir o marcador. Parecia que o mais difícil estava feito, mas o Riga, em que Ricardinho era o eixo, empatou com golo de Vargas. Um pequeno período de dúvidas no Barça após o gol e o craque português ainda fez tentou o segundo para a sua equipa mas Didac evitou isso.
No segundo tempo, sob pressão alta, Pito roubou uma bola e assistiu Catela, que marcou rasteiro. Pouco depois, Touré fez o terceiro de forma semelhante. A 6:39 para o fim, Riga o recorreu ao 5×4 com Thelles, que diminuiu a diferença. Ainda faltava tempo, mas os letões não tiveram oportunidades claras nem o Barça conseguiu marcar. Lição de casa feita, até a Final Four (junto com o Palma e o Benfica) e a mais que possível despedida das competições europeias para uma lenda como Ricardinho.