ACP FSV

Abbasi, do Viña Albali Valdepeñas, chuta antes de Antonio Pérez, do Barça. Foto: ACP FSV

De virada, o Barça selou a classificação para as semifinais da Copa da Espanha de 2023 ao vencer o Viña Albali Valdepeñas por um mínimo na abertura da trigésima quarta edição da Copa da Espanha (3-2). Os comandados de Jesús Velasco superaram as derrotas para conseguir o passe com uma atuação marcante de Dídac Plana e Pito. A equipa catalã, que somou a décima quarta vitória consecutiva, defronta-se este sábado, pelas 19:00, frente ao Inter FS, para a passagem à final.

O Barça, atual líder da LNFS e atual Campeão da Copa da Espanha, e Viña Albali Valdepeñas abriram a trigésima quarta edição da Copa da Espanha na quinta-feira, às 19h00. O Palacio de los Deportes de Granada recebeu a primeira das quatro quartas de final do torneio da copa em uma partida que desde o início lembrou a final protagonizada por ambas as equipes três anos antes em Málaga 2020. A equipe de David Ramos monopolizou o início, que, desde o início , carregaram o peso ofensivo do jogo. Titular do plantel azulón, Pol Pacheco protagonizou as duas primeiras aproximações à baliza de Dídac com poucos segundos de jogo. De facto, a novíssima contratação da equipa castelhano-la-mancha estava prestes a abrir a luz do jogo com um remate antecedido pela antecipação de Boyis que Dídac Plana limpou um pontapé de canto. Os visitantes aproveitaram essa inércia positiva desde o início para continuar gerando ocasiões de perigo. Solano o procurou em duas ocasiões, mas dois chutes do centro cordobeso encontraram o desempenho do goleiro do Barça, às vezes vital.

Com a intenção de reagir logo no início, Jesús Velasco foi obrigado a mexer no banco. As primeiras rotações na pista, juntamente com as primeiras mudanças também em Viña Albali Valdepeñas, permitiram ao plantel blaugrana igualar as suas forças no 40×20. A concretização foi dos caseiros que, aos poucos, conseguiram arrancar a bola a Viña Albali Valdepeñas e chegar à área de Edu Sousa, algo inédito até ao momento. Dídac Plana, que vinha de ser protagonista da sua equipa nas tarefas defensivas, foi também protagonista na faceta ofensiva, protagonizando a primeira grande chegada da sua equipa com um ataque ofensivo que saiu muito por cima. A oportunidade do guarda-redes do Arenys del Mar viria a seguir-se ao remate de Adolfo onde, sim, teve de aparecer Edu Sousa para, com a mão esquerda, Desmarque um tiro direto para o canto superior. No entanto, a tentativa de recuperação do Barça não seria decisiva, já que, após várias tentativas interrompidas, Viña Albali Valdepeñas conseguiria passar para a frente no placar. O primeiro gol da Copa da Espanha de 2023 foi assinado por Ángel Claudino que, logo nos primeiros minutos em quadra, aproveitou um chute de fora de Matheus Preà após cobrança de escanteio de Lolo para colocar seu time na frente no placar no local da festa.

As interrupções no jogo, incluindo uma ação de arbitragem de vídeo solicitada pelo Barça onde a agressão é reivindicada e as câmeras não captam, diminuíram a vivacidade dos primeiros minutos de jogo. Ineficaz no jogo, o técnico do Barça de Toledo teve de recorrer a um desconto de tempo que voltaria a alterar o roteiro do jogo. Sergio González, que acabava de bisar no campo do Ribera Navarra FS, encarregou-se de voltar a mostrar o poderio ofensivo da sua equipa com um remate em que Edu Sousa teve de intervir. O remate do ex-jogador do Viña, Albali Valdepeñas, aos 14 minutos, foi seguido segundos depois pelo remate de Catela ao poste. Não seria o único remate ao poste, já que, a quatro do final do intervalo, o Barça voltaria a bater na trave com um remate de Pito à trave.

A igualdade foi estabelecida na pista do Palacio de los Deportes, em Granada, depois de passar pelos vestiários. Pouca atividade no 40×20 de ambas as equipes em um início muito plano e com posse de bola, porém, entre as poucas abordagens perigosas, todas iam ostentar a assinatura do time do Can Barça. Dídac Plana tentou com uma adição perigosa ao ataque que Edu Sousa limpou. Dominador total da posse de bola, o time catalão aproveitou o domínio absoluto da bola para trancar o rival em sua própria quadra. Com isso, uma triangulação a princípio entre Pito e Sergio González serviu para filtrar a bola para Adolfo que, no mano a mano com Edu Sousa, mandou para o fundo das redes após um leve toque com a perna esquerda no minuto vinte e cinco para empatar o jogo. Um empate que não durou muito nos holofotes já que, dois minutos depois, a equipe comandada por Jesús Velasco finalizou a virada no placar. Não preciso de propor muito para isto a formação blaugrana que, por posse de bola, chegou ao 1-2 graças a uma ação individual de Pito onde, após várias fintas, deslizou para a baliza com um remate cruzado de rasteiro.

Os comandados de David Ramos tentaram reagir a tantos golos sofridos. Após o início do segundo tempo à mercê do rival, o time do Ciudad Real buscou subir linhas e assim chegar com mais clareza ao gol de Didac Plana. Tanto que, estiveram a ponto de replicar o gol sofrido em uma ação onde Lemine, dentro da área, não conseguiu finalizar a gol. A reação dos visitantes deu origem a uma troca de oportunidades que o Viña Albali Valdepeñas aproveitou para empatar a 2-2. Foi Ivi, com poucos minutos de jogo, quem encontrou a recompensa do gol após uma jogada individual pela ala onde Didac Plana, muito bem sucedido até então, não conseguiu defender.

O empate no placar deixou a passagem para as semifinais a serem decididas faltando cinco minutos e vinte e seis segundos para o fim do tempo regulamentar. Pito, que havia acabado de acertar a terceira bola na trave para o Barça, encarregou-se de colocar seu time na frente no placar novamente em um passe longo servido por seu goleiro e que após passe de Edu Sousa o jogador chapecóense aproveitou para marcar O terceiro gol do Barça na partida. Com um golo a menos no marcador, David Ramos recorreu ao jogo de Lolo como guarda-redes-jogador a dois minutos do fim. Sem grandes oportunidades no jogo das oitavas de final, o Viña Albali Valdepeñas esgotou suas opções de classificação contra um Barça que consegue a primeira passagem para as semifinais.