LNFS

Barça, Jaén FS, Mallorca Palma Futsal e Inter FS assumiram a liderança no Play Off pelo título. Segundo e quarto colocados na Liga regular, ambos com o fator casa na série das quartas de final, eles venceram sua primeira partida nos playoffs do título disputados na terça-feira, ficando a apenas uma vitória de selar a passagem para as semifinais. Já na quarta-feira, Son Moix aproximou o Mallorca Palma Futsal de estar entre as quatro melhores equipes da LNFS ao vencer a estreante Noia Portus Apostoli na primeira partida das quartas de final.

As eliminatórias para o título da Liga foram inauguradas com a partida entre o segundo e o sétimo classificados: Barça e Viña Albali Valdepeñas. A necessidade de corrigir os resultados obtidos na Liga regular por ambas as equipes marcou a primeira partida das quartas de final do Play Off. Marcada pela necessidade de não falhar, a equipe orientada por Jesús Velasco sabia da importância de somar o primeiro ponto da série antes de se deslocar a Valdepeñas.

O ponto obtido graças ao placar favorável de cinco gols a dois, aproxima os blaugrana das semifinais, desde uma vitória no próximo sábado na Virgen de la Cabeza classificaria o hexacampeão da Liga Nacional de Futsal, conseguindo a passagem às Semifinais pela terceira temporada consecutiva depois de cair precisamente na atual rodada do ano letivo 2019/20, aquele disputado no Play Off pelo título em formato expresso devido ao COVID-19.

Por seu vez, a equipe orientada por David Ramos vai procurar quebrar essa sequência de derrotas frente aos atuais Campeões da Liga de forma a forçar um terceiro e último jogo da série. Além disso, em jogo está a manutenção de outro dado histórico que é que, nas suas três participações anteriores na fase final da Liga, a equipa vinícola sempre conseguiu passar a primeira fase da competição com duas Semifinais (2020/21 e 2021/22) e uma Final (2019/20). O Play Off pelo título foi disputado em formato expresso devido ao COVID-19.

O outro cabeça-de-chave também não falhou na terça-feira, que quebrou a série de derrotas em casa nesta temporada contra times da Região de Múrcia. A Olivo Arena voltou a ser uma fortaleza para o Jaén FS, que com a vitória por 1-0 sobre o ElPozo Murcia Costa Cálida (2-1) conseguiu adiantar-se na série que ruma a Murcia esta sexta-feira. Os gols de Alan Brandi e Chino permitiram que a seleção andaluza tivesse agora até duas oportunidades para fechar o empate e com ela a quarta participação em uma semifinal do Play Off pelo título.

 Eles podem fazer isso na via rápida nesta sexta-feira ou ter que jogar tudo em um possível terceiro jogo marcado para a próxima semana. Oposto será o pentacampeão da Liga Nacional de Futsal. Os de Javi Rodríguez se agarram ao apoio da Maré Vermelha para empatar um empate que permitiria ao time amador aspirar ao título da Liga uma década depois. O resultado da primeira mão seria suficiente para evitar que o ElPozo Murcia Costa Cálida tivesse de se despedir prematuramente das suas aspirações ao campeonato, como aconteceu nas últimas três temporadas com a sua eliminação nos quartos de final do Play Off para o título.

Em Son Moix, o Mallorca Palma Futsal não suscitou surpresas. As Baleares líderes da Fase Regular da temporada 2022/23- resolveram rapidamente o jogo onde Noia Portus Apostoli pagou o ‘trote’ cedendo uma sequência de 6-0 ao intervalo e que acabou por vencer com um resultado de 8- 2. A equipe comandada por Antonio Vadillo manteve-se imbatível no seu feudo, conseguindo somar o primeiro ponto numa eliminatória que poderá fechar no sábado se voltar a vencer desta vez no feudo do seu rival, Agustín Mourís de Noia. Em caso de sucesso, o plantel do Palma conseguiria apurar-se para a sétima participação entre as quatro melhores equipas do Play Off do título. Por seu turno, a equipe orientada por Marlon Velasco, que já empatou a 2-2 na visita ao Mallorca Palma Futsal. Buscará reverter a situação conquistando uma vitória que permita forçar o terceiro jogo da série. A juventude da equipa que com uma média de 24,26 anos o torna no plantel mais jovem dos oito classificados para o Play Off, a principal arma do sexto estreante no Play Off no século XXI e a primeira desde 2014.

Na partida que completou os primeiros jogos das primeiras partidas das quartas de final, o Inter FS, sexto colocado, surpreendeu ao vencer um Jimbee Cartagena que vinha de uma sequência ininterrupta de classificação ao título. Depois de vencer na semana passada o segundo classificado, o Barça, na 30. Desta forma, a equipa comandada por Pato tornou-se primeira equipa que não é cabeça-de-chave a conseguir somar o primeiro ponto neste Play Off. Agora, os interistas terão a possibilidade de fechar a passagem às Semifinais diante de seus torcedores se conseguirem repetir a vitória no próximo sábado, às 18h30, no Jorge Garbajosa. Se o fizesse, quebraria a barreira das quartas de final.

LNFS
Ferrão, do Barça, passa a bola contra Boyis, do Viña Albali Valdepeñas