Ernesto Aradilla
Pito comemora gol do Barça contra o Inter FS (Foto: Ernesto Aradilla)

A temporada mais difícil do Barça pode terminar com três títulos. Este fato reflete as exigências de um clube que começa como favorito em cada competição e que, após vencer a Supercopa e a Copa do Rei, chegou a mais uma final. Não terminou em primeiro lugar na temporada regular, mas no Play Off escapou da pressão e voltou ao seu melhor nível para eliminar Viña Albali Valdepeñas e Inter FS na via rápida. Apenas o Jaén FS os separa da sétima Liga.

Os últimos meses não foram um mar de rosas para o Barça e, mesmo assim, é mais um mês de junho no local onde se esperava: na final do Play Off pelo título. Sem Sergio Lozano, devido a outra lesão grave, e enfrentando as últimas jornadas do Barcelona por Carlos Ortiz e Marcenio, o clube tem entre sobrancelhas a conquista da Liga. Um troféu que salvaria os móveis nesta temporada, após a decepção da Liga dos Campeões, e que confirmaria o domínio do Barça nos últimos tempos. Eles estão indo para a terceira Liga seguida pela quarta em cinco anos. Depois da época de ouro do Inter FS, em meados da década passada, o Barça tem hoje o melhor elenco da Espanha e um dos melhores da Europa.

O curso começou como um verdadeiro ciclone. O elenco que conquistou a Liga dos Campeões em 2022 foi reforçado com as contratações de Catela, Sergio González e Antonio Pérez. Desde os primeiros dias, os catalães ocuparam o primeiro lugar na Liga. De facto, foram líderes desde a 1.ª jornada até à 28.ª jornada. Na 29. vantagem. “É digno de um psicólogo estudá-lo. Se pegássemos os últimos três dias seríamos os últimos da categoria”, disse Jesús Velasco após a qualificação para a final. Não seria o último, pois o Córdoba Patrimonio perdeu os três jogos, mas seria um dos piores: somou apenas um ponto nos últimos 9 possíveis. “Chegamos ao Playoff e as coisas mudaram.

O time vacilou em alguns momentos ao longo da temporada, mas sempre se levantou. Depois de ser eliminado da UEFA Futsal Champions League por um empate contra o Anderlecht, eles venceram os nove jogos seguintes do campeonato e conquistaram a SuperTaça. Depois de perder nas semifinais da Copa da Espanha para o Inter FS nos pênaltis, chegou à Copa del Rey, em uma final exigente contra o Jimbee Cartagena. E depois das derrotas contra Jimbee Cartagena ou Inter FS nos últimos dias, eles não abriram mão de nenhum ponto nas eliminatórias contra Viña Albali Valdepeñas e o próprio Inter FS.

Intratável em casa, vitórias apertadas fora

O Barça realizou os quatro jogos que disputou neste Play Off. Eles não precisaram decidir suas pré-eliminatórias no Palau Blaugrana. Claro que em casa os triunfos têm sido com maior autoridade. Eles abriram nas quartas de final contra o Viña Albali Valdepeñas com um retumbante 5–2. O jogo estava equilibrado no intervalo, mas Matheus colocou os catalães na frente no segundo tempo e três gols consecutivos na reta final elevaram a vantagem. A questão da Virgen de la Cabeza foi outra história: estimulados por seus torcedores, os vinicultores fizeram o Barça suar para levar o ponto. O 3 a 3 do intervalo refletiu a intensidade do confronto, espetacular para o torcedor neutro. Catela, com um majestoso chute de pé esquerdo, resolveu o placar, e seguraram na defesa quando Didac foi expulso e o rival teve superioridade por dois minutos.

Contra o Inter FS, o prognóstico era mais equilibrado, pois a derrota na 30. ª jornada da Liga e a eliminação na Taça de Espanha era recente. No entanto, em casa voltou a ver-se a melhor versão deste Barça, que venceu por 2-0 e ainda teve oportunidades para usufruir de um rendimento maior. A eliminatória foi encerrada no Jorge Garbajosa. A chave esteve na meia hora de jogo: André Coelho marcou, Fits empatou e Pito respondeu com um golo idêntico ao dos portugueses. Essa capacidade de recuperação do golpe permitiu aos comandados de Velasco chegarem com vantagem aos momentos finais, quando surge o carácter de uma equipa campeã, com muitas batalhas atrás de si. A próxima, a final, começa no sábado (17h15, LaLigaSportsTV) contra o Jaén FS.