LNFS
Ferrão, jogador do Barça, diante de César Velasco, do Jaén FS

Tanto o Barça quanto o Jaén FS tiveram uma primeira fase na primeira divisão nos anos noventa; Mais tarde passaram por fases difíceis e na última década tornaram-se duas das melhores equipas do futsal espanhol. Tudo isto, salvando as diferenças entre um e outro ao nível do orçamento, massa social, pessoal e histórico. O Barça conquistou todos os títulos possíveis, enquanto o Jaén FS escreveu sua história na Copa da Espanha. A partir deste sábado, os dois clubes se enfrentarão em uma final inédita no Play Off pelo título.

Barça e Jaén FS nunca se enfrentaram nos playoffs do título da Liga. Eles farão isso pela primeira vez a partir de sexta-feira, em um empate à melhor de cinco partidas. Os dois primeiros serão disputados no Palau Blaugrana (sábado, dia 17, às 17h15 e segunda-feira, dia 19, às 20h00), depois o empate viajará para a Olivo Arena e, se houver um quinto jogo, voltará para Barcelona. A vantagem de campo favorece o Barça; histórico de títulos também. Mas em termos de ilusão as coisas estão bastante equilibradas.

De um lado temos a equipa de Jesús Velasco, vencedora das duas últimas edições do campeonato. Eles têm seis troféus atrás deles: 2011, 2012, 2013, 2019, 2021 e 2022. Por outro lado, para o Jaén FS esta é sua primeira final. Embora os homens de Dani Rodríguez tenham jogado o Play Off seis vezes, eles nunca se depararam com o todo-poderoso Barça. Já mostraram do que são capazes, eliminando o ElPozo Murcia Costa Cálida e o atual campeão da Liga dos Campeões, o Mallorca Palma Futsal. Mas vamos dar uma olhada no histórico de confrontos entre essas duas equipes, pois apesar de não terem se enfrentado no Play Off, têm brigado por títulos.

A Copa 2015, um marco histórico em Jaén

Apenas dois anos depois de ter sido promovido à Primeira Divisão, o Jaén FS sagrou-se campeão da Taça de Espanha 2015. Foi a edição do Ciudad Real, com uma final para a história da competição. Os jaenenses chegaram como candidatos ao título ao derrotar o ElPozo Murcia Costa Cálida nas quartas de final e o Burela FS nas semifinais. As previsões favoreciam o Barça, mas naquela final incrível as previsões foram inúteis. O estreante na competição venceu por 4-6: Solano, José López, Cuco, Emilio Buendía e Chino marcaram, o único que permanece, agora na sua terceira etapa em Jaén. Ferrão e Dyego continuam no Barça, exceto Sergio Lozano, ausente por lesão.

Barça vence três finais consecutivas da Copa del Rey

Após a vitória de Jaén na Copa de 2015, o Barça se vingou alguns anos depois. Entre 2018 e 2020, a equipa orientada por Andreu Plaza conquistou três finais consecutivas da Taça do Rei frente ao Jaén FS. Na campanha 2017/18, venceu uma final disputada em Cáceres com um golo de Aicardo no prolongamento. No percurso seguinte, o placar foi mais amplo (5 a 2). E em 2020, numa edição adiada devido à pandemia, venceram por 2-1 com dois golos de Esquerdinha.

Jaén FS nunca venceu em Palau

Em suas vinte partidas no campeonato, o saldo é bastante desequilibrado: 15 vitórias do Barça, 4 empates e uma única vitória do Jaén FS (4-3 em 2017). Portanto, os comandados de Dani Rodríguez nunca venceram o Barça no Palau, e terão que fazê-lo para vencer esta Liga porque o fator campo favorece os catalães. É certo que se habituaram às proezas, porque também nesta temporada ninguém tinha batido o Mallorca Palma Futsal no seu campo e quebraram a invencibilidade ao eliminar o campeão da Liga dos Campeões. Nesta temporada, os dois jogos do campeonato terminaram empatados: 1-1 em Barcelona e 2-2 em Jaén. Na Copa del Rey, o Barça eliminou os andaluzes nas quartas de final (7-2) para chegar a uma Final Four que acabaria vencendo em Antequera.