LNFS
Chaveamento até a final

Uma equipe experiente neste tipo de playoffs enfrentará um novato querendo conquistar o mundo. Assim é o cartaz da grande final deste Play Off pelo título, que coloca o Barça, hexacampeão, frente ao Jaén FS. As duas semifinais, assim como as quatro eliminatórias das quartas de final, foram resolvidas em apenas dois jogos. O Barça venceu esta quarta-feira em Torrejón de Ardoz (2-4) e os andaluzes fizeram valer o ponto que conseguiram em Son Moix para fechar a série na Olivo Arena (1-0).

Já sabemos os nomes das duas equipas que vão lutar, a partir da próxima sexta-feira, dia 16 de junho, para vencer a Liga na sua época 2022/23. Este Play Off corre a toda a velocidade e deixa-nos com uma estranha surpresa. O Jaén FS encerrou a temporada do Mallorca Palma Futsal, atual campeão da Liga dos Campeões, vencendo a eliminatória. Na outra série, o Barça derrotou o Inter FS em um clássico do nosso futsal.

Os pupilos de Jesús Velasco esclareceram as suas dúvidas no momento mais importante da temporada. Eles vinham arrastando o arrependimento da eliminação europeia desde novembro, posteriormente agravado pela derrota para o Inter FS nas semifinais da Copa da Espanha. A vingança daquele jogo, resolvida nos pênaltis, chegou agora. No primeiro jogo vimos o Barça que todos os adeptos dos Culés querem ver, uma equipa superior em todas as vertentes do jogo, apoiada por jogadores de nível mundial. Resolveram o jogo com um 4 a 2 que era pouco conhecido, pois não faltavam oportunidades para ampliar o rendimento. No Jorge Garbajosa, foi outro filme porque os madrilenos agarraram-se às suas oportunidades. Depois de um primeiro tempo equilibrado e os primeiros dez minutos do segundo nos mesmos moldes, o confronto estourou por volta do minuto 30. Golpe de André Coelho, resposta de Fits, e gol idêntico ao do português de Pito: ele chutou a trave que quicou para dentro e foi lançada. O destino poderia ter sido diferente se tivesse surgido aquela última oportunidade do Interista, mas a que surgiu foi a de Adolfo, contra um gol vazio, para que o Barça comemorasse mais uma vitória.

A qualidade de Pito, a personagem de Antonio Pérez e as defesas de Miquel Feixas, titular desta série, levaram o Barça à final, a terceira em três anos, a segunda na era de Jesús Velasco. A luta de Ferrão não foi necessária, ferido por uma costela quebrada. Nem o de Dídac, que perdeu o primeiro jogo por suspensão e Velasco decidiu manter, com bom senso, um Feixas que havia mantido o gol a zero.

Carlos Ortiz vai despedir-se do futsal com a disputa de mais uma final, na qual poderá conquistar o seu oitavo título nacional. São sete, cinco deles pelo Inter FS, time que eliminou nestas semifinais. Para o Barça será a décima final: o saldo até agora é de seis vitórias e três derrotas. E a história diz que só os de Torrejón (em três edições consecutivas entre 2016 e 2018) os venceram quando chegaram ao empate decisivo.

Jaén FS vai à dobradinha da Liga e da Taça

Jaén FS temporada imaculada. Apenas na Copa del Rey eles não jogaram a final. O Barça os eliminou justamente nas quartas de final. Nos dois jogos do campeonato houve igualdade total: 1-1 no Palau e 2-2 na Olivo Arena. Esta final é alcançada dependendo se Ferrão se recupera a tempo. Eles têm nove dias para isso porque a série só começa na sexta-feira, dia 16. O segundo jogo será no mesmo domingo, dia 18. Depois, a série seguirá para a Olivo Arena e, se chegar ao quinto jogo, será ser decidido em Barcelona.

A equipe de Dani Rodríguez chega com o moral em alta depois de deixar o Mallorca Palma Futsal fora de casa. Eles quebraram todas as probabilidades ao vencer em Son Moix, quando ninguém havia vencido as Ilhas Baleares em sua pista durante toda a temporada. Aquele 2 a 5, com três gols seguidos no início do segundo tempo, abriu caminho para a volta em Jaén. Com o incentivo do Olivo Arena, Espindola parou as investidas rivais e um autogolo de Tomaz deu a vitória. Depois de conquistar três títulos da Copa da Espanha, o último nesta temporada, os torcedores de Jaén sonham em inscrever seu nome na lista de vencedores da Liga. Eles quebraram seu teto de vidro, o das semifinais, onde caíram em 2018, 2019 e 2022. Por sua vez, o Mallorca Palma Futsal fecha a temporada, que de qualquer forma é histórica.