LNFS
Matheus, jogador do Barça, contra Chino, do Jaén FS

A final da Liga é decidida em melhor de cinco jogos. Final inédita da liga entre o atual campeão, o Barça, e um aspirante a Jaén FS que busca sonhar com um título que o leve à Europa no ano que vem. O sétimo do Barça ou o primeiro do Jaén FS. A possibilidade do trigêmeo para os de Jesús Velasco ou do gibão para os de Daniel Rodríguez. A partir de 16 de junho começa a contagem regressiva para o final da temporada 2022/23.

A Liga entra em sua fase decisiva da temporada com o desfecho do Play Off pelo título. Barça e Jaén vão procurar ser o próximo campeão da Liga Nacional de Futsal na sua 34ª edição do torneio. Para isso, terá de enfrentar uma Final que recupere a sua tradicional série à melhor de cinco jogos.

Para o playoff agendado para a próxima sexta-feira, 16 de junho, até o dia 28, caso haja um quarto e quinto jogo, o Barça, atual campeão, terá o ‘fator de quadra’ a seu favor. A condição do seu adversário da série final como o melhor classificado da fase regular faz com que os blaugranas protagonizem os dois primeiros jogos da série perante os seus adeptos.

Final inédita da liga

A 34ª Final da Liga Nacional de Futsal será inédita já que para o Jaén FS será a estreia na fase final de qualificação para o título da Liga. Os jaenenses que até agora estiveram três vezes às portas do grande evento (2017/2018, 2018/19, 2021/22) conseguiram ultrapassar o seu tecto de vidro particular. Um novo marco para a equipa de Jaén que, tendo como pano de fundo outras finais como a Taça de Espanha, a Supertaça de Espanha e a Taça SM El Rey, consegue chegar ao seu particular ‘poker’ de Finais alcançado até ao momento por Inter FS, ElPozo Murcia Costa Cálida e seu rival nesta final, o Barça.

Por seu lado, a equipe blaugrana tem mais experiência na final da LNFS, já que sua presença na final de 2022/23 selará sua décima participação no grande evento pelo título da Liga, a terceira consecutiva e com ela atingirá mais um marco para aqueles do Barcelona do que conquistar o título que lhe permitiria igualar os três campeonatos conquistados entre 2010/11 e 2012/13.

Brinde extra para o campeão: Passagem para a Europa

A equipe que conseguir sair vitoriosa da eliminatória não só receberá o título da Liga, como também a participação na próxima UEFA Futsal Champions League. A condição do Mallorca Palma Futsal como campeão desta edição faz com que apenas o vencedor da LNFS obtenha neste percurso a passagem à próxima edição do torneio europeu tornando-se o segundo representante nacional no próximo ano no Velho Continente.