LNFS

Os jogadores do Barça comemoram após um gol. Foto: LNFS

O Barça se consolidou como o melhor time da temporada regular ao terminar a 28ª rodada da Primeira Divisão com oito pontos de vantagem no topo da tabela. A vitória culé na terça-feira contra o Ribera Navarra FS, juntamente com a incapacidade de Jimbee Cartagena para vencer o Jaén FS nesta quarta-feira, precipitou o novo sucesso do Barça, aguardando o encerramento do Play Off que dará o toque final ao curso.

O Barça empatou na liderança matemática com dois dias de margem, recompensa pela regularidade de um percurso avassalador também na Liga. Os homens de Jesús Velasco, que já têm três troféus este ano (Supercopa de Espanha, Taça de Espanha e UEFA Futsal Champions League), anteciparam o seu primeiro golo no campeonato, embora não o último. Os catalães enfrentarão o Play Off pelo título como campeões da Liga regular e os maiores rivais a serem vencidos em uma competição que também os cercará de todas as vantagens em suas eliminatórias ‘fator de quadra’.

No novo sistema de competição, as partidas entre os oito primeiros colocados serão resolvidas em partidas de ida e volta, sendo que a partida decisiva será sempre disputada na casa do clube mais bem posicionado ao final dos 30 jogos do campeonato. Portanto, o Barça pode comemorar que seu caminho será invejado por todos, sabendo também que em caso de empate nos gols ao final dos dois jogos disputará a prorrogação no Palau Blaugrana e, se o empate for mantido, passará automaticamente para o seu melhor lugar na mesa. Uma questão diferente, embora também favorável aos adeptos do Barcelona, ​​seria uma hipotética final da Liga 2022/2023, que coroaria o vencedor à melhor de três jogos, também com resultado garantido em Barcelona.

Apesar dos seus múltiplos benefícios, os azulgranas, que desta vez defenderão o título, eles não precisavam do campeonato regular para ganhar o troféu no ano passado, embora tenham boas lembranças de sua última vez como protagonistas do curso regular. Em 2019, o Barça conquistou o título regular da Liga pela última vez, um ano que culminou no título através do Play Off.

A coroação do Barça como campeão da Liga Regular foi precipitada por um dia de semana de rodada. Os culés fizeram o dever de casa na terça-feira conquistando os três pontos da visita a Tudela (2-8), pelo que a sua glória ficou apenas pendente de um tropeço de Jimbee Cartagena ao receber o Jaén FS que também acompanhou esta quarta-feira (2-2). Esses resultados destacaram os catalães na liderança com 62 pontos, enquanto seus perseguidores mais próximos são os próprios meloneros, a oito pontos irreversíveis de distância quando faltam apenas dois jogos para disputar.