LNFS
Jogadores do Barça comemoram um gol contra o Viña Albali Valdepeñas

Uma das oito vagas para disputar o título da Primeira Divisão já foi conquistada. O Barça, líder destacado da classificação, tem-no nas mãos, depois de chegar aos 52 pontos com a vitória fora de casa sobre o Viña Albali Valdepeñas. Eles conquistaram 28 pontos do BeSoccer CD UMA Antequera, nono colocado, com apenas 27 para jogar nas nove rodadas restantes. Dentro de três meses começarão as eliminatórias para defender o título que os catalães conquistaram nas duas últimas temporadas.

Este sábado confirmou-se o que já se intuía antecipadamente, que o Barça vai participar nos Play Offs pelo título, e seguramente fá-lo-á como o principal candidato ao título, visto que é o atual campeão e líder. Com 52 pontos, mantém-se no topo da tabela da Primeira Divisão, seis pontos à frente do Mallorca Palma Futsal e nove em relação ao Jaén FS. Eles desistiram de apenas um empate e três derrotas ao longo da temporada, duas delas contra o ElPozo Murcia Costa Cálida e a outra contra seu rival mais próximo.

A equipe de Jesús Velasco mantém uma trajetória firme na competição nacional, apesar da desilusão de ter sido eliminada da UEFA Futsal Champions League em novembro passado. A partir daí, iniciou-se uma seqüência de nove vitórias consecutivas no Campeonato. No caminho, ergueu a Supercopa da Espanha ao vencer na final o Inter FS, o mesmo rival que os tirou da briga pela Copa da Espanha em Granada na disputa de pênaltis.

Perder dois títulos não fazia parte dos planos de um Barça que no regresso à Liga tropeçou com o ElPozo Murcia Costa Cálida, na primeira e única derrota no Palau Blaugrana. No entanto, a equipe voou na qualificação para a Final Four da Copa del Rey, vencendo o Jaén FS em casa e com uma vitória de prestígio no Pavilhão Virgen de la Cabeza contra o Viña Albali Valdepeñas (2-6). Esses três pontos ampliam a diferença com a nona posição para 28 pontos com o BeSoccer CD UMA Antequera, atualmente nono classificado, que não consegue mais alcançá-lo de forma alguma.

Assim, tem ainda três meses para se concentrar na manutenção da primeira posição, objetivo próximo que tem em mente, segundo o seu treinador Jesús Velasco e segundo Matheus, Estrela do JOMA no último jogo. Essa primeira posição garantiria a eles a vantagem de jogar em casa em todos os playoffs do título. No entanto, ainda terá pela frente partidas difíceis: no final de março viaja até a Olivo Arena para enfrentar o Jaén FS e no dia 8 de abril recebe o Mallorca Palma Futsal no Palau Blaugrana. Bem entre esses dois dias, eles jogarão a Final Four da Copa del Rey.

O desafio fundamental do Barça é revalidar o troféu da Liga que conquistou em três das últimas quatro edições. Somou três consecutivamente, entre 2010/11 e 2012/13. Eles então perderam três finais consecutivas contra o Inter FS para iniciar uma nova era de domínio nos últimos cinco anos. Em 2019 venceu em um Play Off pelo título muito emocionante para ElPozo Murcia Costa Cálida. Nas duas últimas temporadas, venceu na final o Levante UD FS e o Palma Futsal, aumentando o seu cartel para 6 títulos. Apenas o Inter FS os supera, com 14.

Mallorca Palma Futsal, Jaén FS e ElPozo Murcia, a um passo de confirmar presença

Nos próximos dias, caso não ocorra uma catástrofe, outras três equipes garantirão a classificação para a Eliminatória do título. Trata-se do Mallorca Palma Futsal, segundo na tabela com 46 pontos e 22 à frente do nono; Jaén FS, que tem 43, e ElPozo Murcia Costa Cálida, que já procura o terceiro lugar com 42. Foi precisamente esta sexta-feira que venceram os jaenenses no Palácio de Deportes de Múrcia. Ao que tudo indica, esta temporada a equipa de desportistas não sofrerá tanto como na temporada anterior, altura em que não garantiu a presença no Play Off até à última jornada.

Antes da pausa internacional e a nove jornadas do fim, Jimbee Cartagena e Inter FS também têm boa parte do trabalho feito para se qualificar, com largos rendimentos de treze e dez pontos, respectivamente. Por outro lado, o Viña Albali Valdepeñas, que ainda tem sete pontos de vantagem, desperdiçou parte da vantagem, pois perdeu quatro dos últimos cinco jogos do campeonato. Mesmo assim, eles entram em todas as chaves para disputar as eliminatórias. A oitava chapa é a mais aberta, com uma candidata surpreendente e séria: Noia Portus Apostoli. O recém-promovido, com permanência na mão, sonha em disputar o Play Off pelo título na temporada de sua estreia na Primeira Divisão. Graças ao seu formidável início de ano, ocupa a oitava posição, cinco pontos à frente de BeSoccer CD UMA Antequera e Real Betis Futsal.