Ernesto Aradilla
Pito, jogador do Barça, finalizando contra Sepe, da Inter FS (Foto: Ernesto Aradilla)

O segundo jogo da eliminatória entre Barça e Inter FS será disputado esta quarta-feira (20:30) no Pavilhão Jorge Garbajosa. Os catalães têm duas chances de selar a passagem à final pela terceira temporada consecutiva. Eles colocaram isso em prática no último sábado, vencendo por 2 a 0. A equipe interista busca estender a série até o terceiro jogo, que seria disputado no próximo fim de semana no Palau.

INTER FS – BARÇA

Quarta-feira 06/07/2023. 9:00 da noite. Pavilhão Jorge Garbajosa.

O Jorge Garbajosa é palco esta quarta-feira, a partir das 21h00, de uma nova edição daquela rivalidade entre Inter FS e Barça, as duas melhores equipas da última década na LNFS, pelo menos em termos de títulos referidos. O Barça vive agora os seus anos de esplendor, depois de vencer as duas últimas Ligas, e caminha para a terceira final consecutiva porque no primeiro jogo da série dominou claramente o jogo e levou a melhor por 2-0 que parece mesmo curto. Mas aqui o que conta não são os golos, o que conta são as duas vitórias à melhor de três. Assim, o confronto desta quarta-feira pode deixar o Barça classificado ou levar a um terceiro e último jogo no Palau Blaugrana.

A equipe comandada por Pato vai tentar prolongar a série, mas precisa que o jogo seja muito mais parecido com aquele confronto da 30. ª rodada da Liga, com vitória do Interista por 5-2, do que com o confronto de sábado, no Palau. O impulso emocional que significou deixar o Barça sem o primeiro lugar na Liga regular e eliminar Jimbee Cartagena nas quartas de final não se refletiu no jogo de 40 a 20 do início da semifinal. Um gol contra de Eric Martel abriu o placar e houve um importante fluxo de chances para os catalães antes do intervalo. No início do segundo tempo, Pito dobrou o rendimento do Barça, que conteve as investidas do rival e garantiu o primeiro ponto da eliminatória sem complicações.

Jesús Velasco recupera Dídac para este jogo depois de cumprir a sanção por ter sido expulso em Valdepeñas. É o guarda-redes titular deste Barça, embora Miquel Feixas o tenha servido maravilhosamente: não acertou nos minutos que teve na Virgen de la Cabeza e manteve o placar limpo contra o Inter FS. No entanto, os catalães terão que realizar a partida sem a presença de sua melhor arma ofensiva: Ferrão está de fora devido a uma fratura na costela. Mas o Inter FS também tem uma ausência notável, a do japonês Kaito, revelação do percurso, que terá de ser operado devido a uma rotura do menisco e não voltará a jogar até ao fim do percurso.

Não podemos esquecer que há pouco mais de 15 dias, Jorge Garbajosa vivenciou a vitória da sua equipa frente ao Barça: um triunfo por 5-2 em que saiu Lazarevic, com dois golos goleadores. Cecilio, com mais um bis, e Eric Martel completaram a lista de artilheiros, neutralizando os dois gols seguidos de Ferrão. A final da Supercopa foi mais desequilibrada, uma vitória por 3 a 5 no Palau d’Esports de Alzira, na qual Sergio González, Adolfo, Dyego, Marcenio e Antonio Pérez marcaram pelo time do Barça.

Nas últimas partidas do Play Off, houve vitórias de um e de outro nas duas quadras. Em 2021 se enfrentaram nas semifinais, e a série começou no sentido contrário: o Inter FS roubou o fator casa do Barça no primeiro duelo, mas depois o time então comandado por Andreu Plaza levou a melhor em Torrejón nos pênaltis e foi condenado no Palau. . Em 2018, todos afirmaram o seu estatuto local: a final foi decidida no quinto jogo no Jorge Garbajosa por 3-2 no total. Em 2017 também foi alcançada a quinta e decisiva partida, mas dessa vez os dois lados conseguiram vencer na quadra inimiga. “Jogar em casa com seu pessoal te dá um plus. Quando as coisas dão errado, eles carregam você nas asas. Vamos tentar atrair o público desde o primeiro minuto”, declarou Jesús Herrero nesta segunda-feira,