LNFS
Dyego, do Barça, conduz a bola antes de César, do Jaén FS

O Barça estará em sua décima final da Liga em sua história. Defrontar o Jaén FS terá a oportunidade de cumprir mais um ciclo hegemónico como o alcançado entre 2011 e 2013 com a conquista de três títulos consecutivos da Liga. Agora, depois da conquistada em 2020/21 frente ao Levante UD FS por Andreu Plaza e da conquistada no ano passado frente ao Mallorca Palma Futsal, a entidade blaugrana terá a oportunidade de repetir esses anos mágicos frente a outro ‘rookie’ em finais da liga, o Jaén FS.

O Barça já ativou sua contagem regressiva em busca de sua sétima Liga, a terceira consecutiva. A equipe comandada por Jesús Velasco foi a primeira equipe a selar a passagem à Final da Liga na temporada 2022/23. A vitória desta quarta-feira no terreno do Jorge Garbajosa permitiu aos blaugranas figurar entre as duas melhores equipas da Liga Nacional de Futsal pelo terceiro ano consecutivo. Fato que, tal como nas duas ocasiões anteriores, procurará acompanhar com o título de campeão da liga. E é isso, a entidade catalã é um devorador de Finais de fato, em suas nove participações anteriores no grande evento pelo título da Liga, o Barça rendeu apenas três Ligas, as de 2015/16, 2014/15 e 2017/18 . Precisamente esses eram para um Inter FS dirigido por Jesús Velasco, hoje treinador da equipa culé.

A conquista no ano letivo 2010/11 foi um marco para a entidade culé já que, para além de ter sido a primeira Liga Nacional de Futsal da história da secção, marcou também uma época hegemónica para a entidade blaugrana que com mão de ferro foi premiado com os próximos dois (2011/12 e 2012/13). Mais de uma década se passou desde aquele marco histórico que a seção de Futsal do Barça tem em seu poder alcançar nesta temporada.

Ainda longe das cinco Ligas consecutivas do Inter FS no período compreendido entre as épocas 2013/14 e 2017/18, a entidade blaugrana tem a oportunidade de igualar o seu recorde de Ligas consecutivas. Aquele alcançado no ano letivo 2020/21 contra o Levante UD FS em uma épica série final que foi resolvida na disputa de pênaltis marcou o início de um novo ciclo para o Barça. A Liga conquistada no último ano de Andreu Plaza no banco culé deu lugar a mais um ano de reinado da equipa comandada por Jesús Velasco. O primeiro ano do treinador de Toledo no Barça terminou não só com a liderança da fase regular, mas também com a conquista do título do campeonato nacional frente ao Mallorca Palma Futsal. Não há dois sem três pensando em Can Barça que buscará vencer outro ‘estreante’ na final pelo título da Liga para continuar conquistando um recorde.

‘Rookie’ na final da Liga, impedimento no caminho para a terceira Liga consecutiva para o Barça

A final contra o Jaén FS abre uma nova oportunidade para o Barça bater recordes históricos para a entidade. Para isso, deverá superar uma Final que, passada a crise sanitária da COVID-19, recupere o seu tradicional e característico formato à melhor de cinco jogos. As duas primeiras serão no Palau Blaugrana dado o estatuto do Barça de melhor classificado na fase regular da temporada, enquanto a terceira e a quarta (esta se for o caso) serão disputadas na Olivo Arena onde outros candidatos já sucumbiram ao título da estatura de ElPozo Murcia Costa Cálida e Mallorca Palma Futsal. Em caso de quinta e última partida, a série voltaria ao Barcelona para sua resolução final.