LNFS
Ferrão aponta para o escudo comemorando um gol do Barça

Sete jogos, sete vitórias. O Barça conquistou o título da Liga sem perder um único jogo no Play Off. Trajetória perfeita rumo à sétima ferida do grupo do Barcelona. Aconteceu apenas cinco vezes, mas em três delas o formato da competição foi diferente e o caminho para vencer todos os jogos foi um pouco mais curto. Os homens de Jesús Velasco emularam o Play Off perfeito do Playas de Castellón em 1999/2000 ou do Inter FS na temporada 2013/2014.

Anote estes nomes: Inter FS (1989/90 e 2013/14), Caja Toledo (1991/92), Playas de Castellón (1999/2000), ElPozo Murcia Costa Cálida (2008/09). São as quatro equipes que até o momento haviam conquistado o título da Liga sem perder um único jogo da Liga no Play Off. A essa lista devemos acrescentar o Barça de Jesús Velasco. A sétima Liga do Barça chegou com sete vitórias em sete jogos. Viña Albali Valdepeñas, Inter FS e Jaén FS não conseguiram travar os catalães, que conquistaram o seu terceiro título consecutivo.

A Liga de Futsal começou na Espanha no final dos anos oitenta, com o então chamado Interviú Lloyd’s de Ramón Carosini sagrando-se o primeiro campeão. Mas é preciso destacar que naqueles primeiros anos o Play Off era mais curto: havia apenas semifinais e uma final, ambas em melhor de três jogos. Os madrilenhos venceram o Marsanz Torrejón na via rápida (7-5 ​​e 5-5, vencendo nos pênaltis no segundo) e na final venceram o Keralite Macer (5-4 e 4-3).

Alguns anos depois, o extinto Castilla-La Mancha Futsal, sob o patrocínio da Caja Toledo, repetiria o mesmo feito. Eles ganharam o primeiro de seus dois títulos da liga, vencendo três jogos de qualificação em melhor de três por 2 a 0. A essa altura, já havia quartas de final no Play-Off, rodada em que venceu o Pennzoil Marsanz (7-5 ​​e 4-3). Nas semifinais, venceu o Sego Zaragoza por 4 a 3 no primeiro jogo e teve de sofrer até os pênaltis no segundo (3 a 3), mas seguiu invicto. Na grande final, venceram o ElPozo Murcia (5-2 e 5-3).

Oito anos se passaram até que o Playas de Castellón protagonizou outro Play Off perfeito. Então sim, em 1999/00, com o mesmo formato da atual: quartas e semifinais em melhor de três jogos e final em melhor de cinco. Eles dominaram a temporada regular com mão de ferro, somando 14 pontos na segunda, e confirmaram a superioridade naquela temporada rumo ao título. Café Dry Fiat Torrejón (2 a 0 nas quartas de final), Airtel Boomerang (2 a 0 nas semifinais) e CLM Talavera (3 a 0 na final) não conseguiram parar a máquina de Castellón.

ElPozo Murcia e Inter FS, o último a consegui-lo

Em fases mais recentes, ElPozo Murcia e Inter FS também conseguiram conquistar o título sem perder um jogo no Play Off. Os detentores do presunto o alcançaram em 2009, com a exceção de que naquela temporada a final foi disputada de um lado para o outro. A equipe comandada por Duda e com Kike Boned, Wilde ou Vinicius como estrelas derrotou MRA Navarra nas quartas de final (2 a 0), Lobelle de Santiago nas semifinais (2 a 0) e Inter FS naquela final: 2 a 3 e 7 -2.

Precisamente a equipa interista seria a última a consegui-lo, até que o Barça o emulasse. Foi no início da sua época de ouro, na campanha 2013/14. Ricardinho tinha acabado de desembarcar na LNFS e Jesús Velasco estava construindo uma dinastia. O Ribera Navarra FS (2-0) nos quartos-de-final, o Marfil Santa Coloma (2-0) nas meias-finais e o ElPozo Murcia (3-0) na final foram as suas vítimas no caminho para o troféu da Liga. Está provado que levantar o título sem tropeçar nem uma vez é uma tarefa muito complicada, reservada a times lendários, mas não é impossível. Especialmente se você tiver alguns dos melhores jogadores do esporte em seu elenco. Playas de Castellón teve Javi Rodríguez; ElPozo Murcia teve Juanjo, Kike ou Vinicius; O Inter FS teve Ortiz em esplendor e Ricardinho; e o Barça algemou seus rivais com craques como Ferrão.