
Chegou ao fim a era de João Carlos Barbosa, o “Banana”, no Marreco. Após dois anos e 16 dias no comando, o treinador foi demitido do Verde-preto ainda na segunda-feira, 15, mas o clube fez o anúncio no dia seguinte.
Banana chegou à equipe após a saída de Fabinho Gomes. Desde a derrota por 3×2 para o São José (SP), em 30 de junho de 2022, até a goleada para o Jaraguá (SC) por 5×1, no fim de semana, o técnico dirigiu a equipe em 111 partidas. Foram 42 triunfos, 19 empates e 50 derrotas — aproveitamento de 43,5%. Ele deixa o escrete beltronense na liderança do Campeonato Paranaense da Série Ouro e na 16ª colocação da Liga Nacional de Futsal (LNF). Marcelo Batista, o “Tchelo”, técnico do sub-20, assume como interino o plantel principal. Ele já comandou a primeira atividade com o grupo, na tarde de ontem, 16, no Arrudão. Sábado, 20, o Verde-preto recebe o Praia Clube (MG), pela 16ª rodada da Liga Nacional.
Entre crises e descoberta de talentos
Durante o período, Banana enfrentou crises de resultados em todas as temporadas, mas não resistiu à última e atual, com o Verde-preto sem vencer a sete jogos e com a classificação ameaçada na Liga Nacional de Futsal. Por outro lado, foi com Banana que talentos do sub-20 ganharam oportunidade no elenco adulto, como Athirson e Ligeiro, que se tornaram os principais jogadores do clube.
Em entrevista ao Jornal de Beltrão, o treinador disse que a decisão de sua saída partiu da diretoria. “Na palavra do presidente, que me chamou e disse que precisava de algumas mudanças e que isso recaia sobre mim. Apesar do time estar em primeiro, aconteceu isso, simplesmente. É uma decisão da diretoria, eles fazem a análise deles. Se é justa ou injusta, só o tempo dirá. A luta é constante, meu trabalho sempre vestindo a camisa, assim como eles cumpriram tudo comigo nestes dois anos.” Como tem contrato até o fim de 2024, Banana seguirá recebendo salário do Marreco.
“Vou ficar por aqui, meus filhos têm colégio, vou decidir com eles o que fazer, enquanto o Marreco cumprir com as obrigações até dezembro.”