Bruno Cunha
Praia Clube entra na disputa da Liga Nacional de Futsal (LNF) como atual vice-campeão | Foto Bruno Cunha

 Atual vice-campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Praia Clube não se ilude com a campanha histórica de 2024 e mantém os pés no chão para a temporada que começa nesta semana. A ordem em Uberlândia é conter a empolgação e, mais uma vez, subir um degrau de cada vez.

Essa postura é garantida por Adeodato Júnior, o Déo, supervisor de futsal do clube. Em entrevista à Itatiaia, o profissional explicou que o vice no ano passado e o hexacampeonato mineiro não podem confundir a equipe para os desafios de 2025. Ainda segundo ele, o Praia está abaixo de gigantes da modalidade em termos de investimento.

“A gente tem que ter humildade suficiente em reconhecer algumas coisas. Esportivamente falando, foi uma temporada excelente. Chegar em uma final de Liga em tão pouco tempo, com investimento ainda que não pode ser comparado aos grandes. A gente está bem abaixo, em termos de investimento, de quatro, cinco equipes. Mas aqui no Praia, graças a Deus, a coisa é feita de uma maneira muito profissional, muito correta por parte de diretoria, presidência, gerência”, explicou o supervisor.

“No decorrer do mata-mata a gente foi criando expectativa, alimentando esse sonho de poder chegar a cada fase. Chegamos na final contra uma grande equipe, o Jaraguá, e poder fazer uma partida tão igual foi satisfatório demais. Logicamente causa uma expectativa para essa temporada, principalmente em torcida e no associado que acompanha o time de perto. Mas como fala, a gente precisa entender que é um outro campeonato. Virou a página de 2024. É um campeonato equilibradíssimo. Esse ano, mais do que nunca, vai ser muito equilibrado”, agregou.

O objetivo do Praia Clube na LNF 2025

Déo foi categórico e destacou que o time de Uberlândia entra na LNF mirando, inicialmente, a classificação ao mata-mata. Segundo o supervisor, 13 das 24 equipes do campeonato têm condições de brigar pelo título.

“A gente tem que ter a consciência que nosso objetivo inicial é classificar entre os 16. Depois, vamos, de novo, buscando melhores classificações. Não posso cravar ou prometer que vamos para uma final de novo ou que vamos ser campeões, porque o esporte de alto rendimento não funciona dessa maneira. A gente tem aí, pelo menos, 12 ou 13 equipes que qualquer uma que chegar, vai ser merecedora de ser campeão”, projetou.

O profissional reforçou que a filosofia de trabalho do clube será mantida. Além disso, ponderou que o equilíbrio do futsal pode promover surpresas.

“Vamos sempre manter essa filosofia de trabalho. É galgar aos poucos. Nós vamos buscar a classificação entre os 16. Aí tem a questão do enfrentamento, porque não é uma ciência exata. Você pode classificar em primeiro e o 16º te eliminar. O futsal é um esporte muito igual, principalmente no mata-mata. Nosso objetivo inicial é fazer uma boa primeira fase, classificar entre os 16, e depois pensar por etapas”, avaliou.

Mais informações do Praia Clube

Técnico: Alemão

Casa: Ginásio G3, em Uberlândia

Melhor campanha: vice em 2024

Dificuldades na montagem do elenco

Déo admitiu dificuldades na montagem do elenco. Segundo ele, essas adversidades surgiram justamente pelo sucesso da equipe em 2024. Destaques como Torres e Gilvan receberam propostas e deixaram a equipe.

O Praia Clube precisou ser criativo no mercado nas reposições. Ao todo, a equipe fez oito contratações e firmou nove renovações.

“A gente sempre vem tendo um pouco de dificuldade nos términos das temporadas, porque, graças a Deus, a gente vem conquistando, subindo degrau por degrau, o ano passado foi até além do que a gente esperava. Isso, no final da temporada, causa desgaste em termos de renovações e contratações, porque os atletas ficam muito valorizados. Tivemos muitas dificuldades, tanto que não conseguimos manter alguns atletas, como Torres e o Gilvan. Acaba ficando desleal financeiramente falando. A gente passa por esse tipo de dificuldade, mas a gente tem a consciência que faz parte do processo”, revelou Déo.

“Por outro lado, a gente também estava atento ao mercado. A gente foi atrás de atletas que a gente imaginava que se encaixaria no perfil do Alemão (técnico), do Praia Clube. As perdas do Torres e do Gilvan foram sentidas, mas tenho convicção que os atletas que vieram vão dar conta do recado”, explicou.

Elenco do Praia Clube para a LNF 2025

Goleiros

Gian Wolverine

Giu

Thiago

Fixos

Claudinho

Cabreúva

Andrezinho

Alas

Betinho

Rudi

Pivô

Fabinho

Dudu

Luquinhas

Luiz Fernando

Rafinha

Heitor

Ernandes (Ala/Pivô)

Pivôs

Tintim

Vincenzo