Os atletas Joaçaba Futsal passaram por uma série de exames para verificar a capacidade respiratória e a predição de possíveis lesões. As avaliações foram realizadas no Ambulatório Médico Universitário (AMU), em Joaçaba, pela equipe de professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Mayelle Hall

Em primeiro plano, Dimas conversa com uma das profissionais. Foto: Mayelle Hall

Um dos exames realizados foi a espirometria, que mede o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. De acordo com os resultados, é possível identificar as capacidades respiratórias dos atletas e assim atuar em possíveis comorbidades e doenças, tanto as ligadas ao sistema respiratório como as ligadas a outras partes do corpo e que também influenciam na boa respiração.

Outro teste foi o Powerbreathe, que utiliza uma válvula de resposta rápida e controlada eletronicamente para criar resistência à inspiração. Quando identificadas fragilidades dos músculos respiratórios estes poderão ser treinados e assim o atleta obter melhores resultados no desempenho desportivo, aumentando a tolerância e reduzindo a fadiga.

Os atletas também foram submetidos à avaliação termográfica funcional, que analisa a temperatura corporal. A variação termográfica em um determinado local do corpo pode mostrar que a musculatura está simplesmente sendo recrutada, se está sobrecarregada ou ainda se passa por um processo inflamatório.

Os dados coletados no AMU serão interpretados pelos professores e, posteriormente, a comissão técnica receberá um parecer dos jogadores que precisam de maior atenção preventiva. Com a equipe da Unoesc e a comissão técnica integradas, o acompanhamento segue durante o ano, com novas avaliações visando a saúde dos atletas do Joaçaba Futsal.